Ucrânia (UA)


A Ucrânia (ucraniano: Україна/Ukrajina) é um país na Europa de Leste que faz fronteira com a Polónia, a Eslováquia, a Hungria, a Roménia, a Moldávia, a Bielorússia, a Rússia e o Mar Negro e Península da Crimeia, pertencente à Ucrânia, pelo Mar de Azov. A Ucrânia é segundo maior país em superfície da Europa, depois da Rússia.
A parte sudeste do país, com as regiões de Donetsk, Dnipropetrovsk, Criméia e Odessa são fortemente influenciadas pela Rússia; e o centro e a parte ocidental do país, com as regiões de Lwiw e Kiew, sofrem influências nitidamente ocidentais. Turisticamente, a Ucrânia ainda não está descoberta, somente a Ucrânia Ocidental em torno de Lemberg e na Crimeia.

Montanhas e rios:
Em grande parte, o território da Ucrânia está no planalto da europa oriental, onde estendem-se vastas planícies do Dniestre e do Mar Negro. Rios como o Dniestre, o Desna e o Siwerskij Donez correm aqui muito lentamente devido ao relevo. Outras paisagens estão no sul da Ucrânia Ocidental, onde está parte dos Cárpatos e da Planície panónica. Nos Cárpatos Orientais encontra-se a maior elevação da Ucrânia, o Howerla (2.061 m). No extremo sul, encontra-se a Cordilheira da Crimeia, cuja maior elevação é o Roman Kosch (1.545 m).
Na parte central do país estendem-se zonas um pouco elevadas, de oeste para leste, que chamam-se wisotchnias (ucraniano: Височина). A elas pertencem as placas de Podol e de Donez, que são formadas, em grande parte, por rochas do paleozóico e que passaram por numerosos rios de várias dimensões.

Clima:
A Ucrânia está dividida em três grandes zonas. Ao Noroeste, encontram-se parcialmente as zonas palúdicas de Prypjat (esta zona foi fortemente atingida pela catástrofe de Tschernobyl). Nesta zona há muitos aguaceiros e os verões são relativamente temperados. Para o Sul e Sudoeste, encontra-se a zona de estepes. Aqui chove relativamente pouco e o verão é muito quente. Nas regiões costeiras ao sul da Cordilheira da Crimeia e ao sudoeste da Bessarábia há muitos invernos muito temperados.

Aeroportos:
A Ucrânia é um importante país de passagem entre a Europa Central e o Cáucaso, bem como entre a Europa Meridional e a Rússia. Os aeroportos internacionais encontram-se principalmente nas maiores e mais importantes cidades. O mais importante entre eles é Boryspil, a 30 km ao leste de Kiev. Os portos do país encontram-se em Odess, Mykolajiw, Cherson, Sewastopol, Mariupol e Kertsch.

Capital:
Kiev (ucraniano Київ/Kiiv), a capital da Ucrânia, encontra-se às margens do Dniestre (ucraniano: Дніпро) e é a maior cidade do país. Como ponto central do caminho Istambul/Atenas-Sofia-Kiev-Minsk-Moscovo e o Cáucaso-Europa Ocidental, Kiev é um dos nós de trânsito mais importantes da Europa de Leste. Além disto, Kiev dispõe de um porto no Dniestre, que é utilizado principalmente por pequenos barcos. En Kiev há dois aeroportos: Kiev-Zuliany e Kiev-Boryspiel. Kiev possui uma universidade, várias escolas politécnicas, museus, um planetário, teatros e jardins zoológicos e botánicos. Kiev é um centro económico e, além de Lemberg e Odessa, o centro cultural do país. As principais escolas politécnicas do país são: a Universidade Estatal de Kiev (Taras Schewtschenko), a Universidade Técnica Nacional (Kyiv Polytechnic Institute), a Academia Nacional de Aeronáutica e Espaço, a Universidade Nacional de Kiev para Construção e Arquitectura (KNUCA) e A Academia Mogila-Kiev. A catedral de Santa Sofia de Kiev, com suas cinco naves abobadadas foi declarada pela UNESCO como património da humanidade. Outros monumentos interessantes são: Mosteiro em caverna de Kiev, a igreja de S. Miguel, o portal dourado de Kiev, o antigo bairro de Podil com muitas construções históricas, o palácio de Nossa Senhora, a catedral de Santo André, a Catedral de S. Vladmir, a Praça da Independência, o parque de diversões, o parque aquático nas ilhas no Dniestre, a estátua de S. Vladmir, o Babi Jar, a Garganta do Terror com o memorial aos judeus assassinados e a Ópera e a Torre de Televisão.

Cidades:
Entre as cidades ucranianas mais importantes, além da capital - Kiev - , estão: Charkiw, Czernowitz, Dnipropetrowsk, Donezk, Iwano-Frankwsk, Lemberg, Luhansk, Odessa, Poltawa, Saporischschja, Sewastopol, Simferopol, Tschnihiw e Uschhorod. Outros destinos interessantes são: o Delta do Danúbio e a Crimeia.