Taiwan (TW)


Taiwan é um país insulano independente que se encontra diante da República Popular da China, no Oceano Pacífico. Ele se chama oficialmente República da China, mas de facto, é reconhecida por poucos países no mundo como um país. Na Europa, a ilha era antigamente conhecida pelo nome português de Formosa. Além da ilha de Taiwan também pertencem ao seu território a ilha dos Pescadores no estreito de Formosa e as ilhas de Quemoy e Mazu, diante do continente chinês.

Geografia e clima:
A ilha está no trópico de câncer, que marca a fronteira climática entre o trópico e o subtropico. No centro da ilha há uma cordilheira, que divide também o clima. Ao norte domina principalmente o clima tropical e ao sul, o clima subtropical. No inverno, o clima é dominado pelas monções do nordeste e, no verão, pelas monções do sudeste. Taiwan, tal como o Japão, é ameaçada constantemente por terramotos e tufões, visto que ilha encontra-se entre a placa eurásia e a placa continental japonesa. É uma das regiões com maior actividade tectónica na terra.

Montanhas e rios:
O Yu Shan é a montanha mais alta do país e, simultaneamente, também o factor de divisão climática, com uma altura de 3.997 metros. O maior lago de Taiwan é o lago Sol-Lua, a uma altura de 762 metros acima do nível do mar.

Idioma:
O idioma oficial do país é o mandarim. Além deste, são falados ainda vários dialectos, tais como o taiwanês ou o hakka sino-meridional. Inglês é compreendido somente na capital e nos centros turísticos.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Não há possibilidade de contracção de malária. Somente em grandes cidades e em centros turísticos estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação de Taiwan em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.

Entrada no país:
Os cidadãos nacionais deverão apresentar para a emissão do visto de visita, cuja validade seja superior a 30 dias: passaporte com validade mínima de seis meses, formulário de solicitação de visto de visita completamente preenchido com duas fotos recentes; bilhete aéreo de retorno a Portugal ou a outro país; documentos comprobatórios da proposta da visita; e outros documentos relevantes. .
Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao consulado ou no seguinte enlace: http://www.boca.gov.tw/lp.asp?ctNode=114&CtUnit=77&BaseDSD=7&mp=2 ou directamente na embaixada de Taiwan: Rua Castilho. 32-1 - 1250 -070, Lisboa - Telefone: (002-351-21) 315-1279 - E-mail: tecc@netcabo.pt

Chegada e prosseguimento da viagem:
Actualmente só há voos nonstop para Taipé (TPE) oferecidos pela companhia aérea nacional China Airlines (CI), a partir de Frankfurt (FRA) ou Amsterdão (AMS). De Lisboa (LIS), há voos oferecidos pela KLM (KL) com escala em Amsterdão (AMS); pela Air France (AF) em codeshare com a Cathay Pacific Airways (CX) ou com a China Airlines (CI) com escala em Paris (CDG) e Hongkong (HKG); ou pela Cathay Pacific (CX) em codeshare com a Eva Airways Corp (BR) com escala em Hongkong (HKG).

Capital:
A capital Taipé está ao norte, às margens do rio Danshui e alberga em sua região metropolitana cerca de 3 milhões de habitantes. A moderna metrópole é o centro político, económico e cultural do país. É uma das mais importantes cidades da Ásia. Entre as suas atracções podemos indicar: o Taipei Financial Center, o arranha-céus com 509 metros - o maior edifício da terra. E por seus andares, todos conhecem-no por Taipei 101. Aos amantes de arte, recomendamos uma visita ao museu nacional do palácio próximo da cidade. A galeria de arte do museu possui mais de 650.000 objectos de arte e artefactos do palácio imperial de Pequim. A outra parte da colecção encontra-se no museu do palácio em Pequim desde 1949, por causa da guerra civil chinesa.

Atrações turísticas e praias:
A cidade mais antiga e bonita da ilha é Tainan. Face sua localização favorável, foi fundada em 1621 por holandeses e abriga a maioria das reminiscências coloniais de toda a ilha de Taiwan. A cidade tem mais do que 300 construções bem conservadas, exemplos da cultura tradicional chinesa. E merece ainda ser visitados, entre outros, o templo de Confúcio, o templo de Kuanti, o templo da grande imperatriz dos céus, o templo Wufei e o santuário de Koxinga.
Recomendamos especialmente aos turistas que desejem praia o parque nacional de Kenting, que encontra-se em uma região tropical ao sul da ilha, que é também a estância de férias dos taiuaneses (formosinos). As baías maravilhosas com praias com areia branquíssimas e palmeiras em combinação com as reservas naturais no interior proporcionam ao visitante puro relaxamento.

Religião:
A maioria dos habitantes de Taiwan não practica uma religião específica, mas sim um mixto de budismo, confucianismo e taoísmo.

Cidades grandes e acomodação:
Taipé, Kaohsiung, Taichung, Tainan, Panchiao, Chunghe, Keelung, Hsinchu, Hsinchuang e Sanchung.