São Tomé e Príncipe (ST)


  • Land São Tomé e Príncipe
  • Continente: África
  • Área: 1,001 km²
  • Habitantes: 187,410
  • Capital: São Tomé
  • Código ISO: ST
  • Idioma oficial: português
  • Prefixo: +239
  • Moeda: dobra
  • Matrícula automóvel: STP
  • Outras denominações: Santo Tomé y Príncipe, República Democrática de
  • Rotas de São Tomé e Príncipe: 70
  • Rotas para São Tomé e Príncipe: 129
  • Aeroportos mais procurados: São Tomé (TMS), Principe Is. (PCP)
  • Cidades grandes: São Tomé, Vista Alegre, Vila Verde, Vila Sara, Vila Rosa, Vila Moura, Vila Conceição, Val Carmo, Urzelina, Ubabudo, Uba, Triunfo, Trindade, Trás os Montes, Terra Firme
  • Companhia com sede em São Tomé e Príncipe: STP Airways

São Tomé e Príncipe é um pequeno estado insulano no Golfo da Guiné. Está a cerca de 300 km da costa do Gabão e ao seu território também contam ilhotas desabitadas, tais como: Cabras, Gago Coutinho, Pedras Tinhosas e Rolas, à altura do Equador. Ambas as ilhas principais têm origem vulcânica e pertencem ao maciço vulcânico desactivado que também compreende as ilhas da Madeira, as Canárias, Cabo Verde e os Açores.

Geografia:
São Tomé e Príncipe são o menor país da África, depois das ilhas Seicheles. O país encontra-se no rifte da linha vulcânica dos Camarões, uma falha geológica que estende-se ao longo da fronteira da Nigéria e dos Camarões. Nesta linha encontram-se nove vulcões ainda considerados activos. Estas ilhas possuem também grandes áreas de florestas e praias com palmeiras e representam com isto, a África em pequeno formato. Ambas as ilhas sofreram influências advindas do forte comércio de escravos. Em todas as partes encontram-se também plantações que foram estatizadas e que dominam a paisagem. Em São Tomé, a maior das ilhas, vivem mais de 90% de todos os habitantes. Esta ilha é a mais montanhosa entre ambas e onde encontra-se a montanha mais alta do país, o Pico de S. Tomé com 2.024 metros, que é coberto por uma floresta tropical densa. Na ilha também encontra-se a capital homónima e também o aeroporto internacional. Príncipe, a ilha menor ao norte, não é tão montanhosa quanto sua irmã maior e tem apenas 927 metros. Os solos são férteis e pode-se fazer colheitas a cada 2 anos, que em sua maior parte está voltada para a exportação.

Clima e melhor época para visitar:
O clima é tropical, quente e húmido, durante todo o ano, visto que esta república encontra-se dentro de uma faixa climática inter-tropical, que apresenta alta humidade com mais de 95% e temperaturas médias de mais de 35° C e também muita pluviosidade. A melhor época para visitar é entre Junho e Setembro, visto que neste período chove menos e a humidade do ar reduz-se a cerca de 80%. Em São Tomé e Príncipe não existe estações típicas, tão só um câmbio entre período de chuvas e período de secas.

Idioma:
O idioma oficial é o português. Mas a população fala também o crioulo, uma mistura de português e partes linguísticas da África Ocidental. Turistas, falantes de inglês, não encontram-se na ilha, portanto é importante o conhecimento da língua.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Recomendam-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Durante todo o ano há possibilidade de contracção de malária. Por favor, informe-se, atempadamente, junto ao seu médico de família sobre possíveis profilaxias da malária. Além disto, todos os passageiros maiores de 1 ano estão obrigados a tomar vacina contra febre amarela até 11 dias antes da viagem, pois o país é zona endémica. Esta vacinação deverá ser documentada pelo Cartão de Vacinação Internacional que deverá ser apresentado à entrada. Somente em São Tomé estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação de São Tomé e Príncipe em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um kit de medicamentos consigo.

Entrada no país:
Os cidadãos portugueses deverão apresentar para a emissão do visto de turista: passaporte com validade mínima de seis meses. Actualmente há exigência de visto de turista, que deverá ser requerido 7 dias antes do início da viagem, na Secção Consular da Embaixada de São Tomé e Príncipe, em Lisboa. O visto de turista tem uma validade de 3 meses a partir da data da emissão, para uma estada máxima de 30 dias. Informe-se sobre uma possível prorrogação junto ao sector consular da embaixada. Para turistas menores, recomendamos que esteja munido de um passaporte individual válido com foto ou que esteja inscrito no passaporte de um de seus genitores. Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao sector consular da embaixada em Lisboa:
Embaixada de S. Tomé e Príncipe:
Avenida Almirante Gago Coutinho, nº 26 A, 1000-017 Lisboa
Telefone: 218461917 - Fax: 218461895
e-mail: embaixada@emb-saotomeprincipe.pt

Chegada e prosseguimento da viagem:
Actualmente só a TAP Air Portugal oferece voos nonstop para São Tomé (TMS), a partir de Lisboa (LIS). Voos domésticos diários são oferecidos pela companhia aérea nacional de Angola TAAG Angola Airways (DT) e a companhia privada Air São Tomé and Príncipe (KY). O voo dura cerca de 35 minutos.

Capital:
A capital homónima encontra-se na costa norte de S. Tomé. Esta cidade portuária, com seus cerca de 45.000 habitantes é o centro tradicional da orla bastante populosa. São Tomé é uma pequena cidade pitoresca e muito viva, com um passado português, visível a cada passo, especialmente na arquitectura. Ainda merecem ser visitados a fortaleza, a catedral, o museu nacional e vários pequenos parques, principalmente, no período do meio-dia.

Atrações turísticas e praias:
São Tomé e Príncipe são um paraíso, especialmente para aqueles que procuram férias em praias. Estas ilhas possuem praias magníficas no Oceano Atlântico: com águas azul-turquesa, emolduradas por palmeiras. Estas ilhas oferecem ao trekking e à caminhadas caminhos e estradas fantásticas, onde pode-se descobrir vários animais. Todo o interior é um verdadeiro paraíso da natureza com florestas trópicas, com pássaros exótico; e zonas de florestas vulcânicas e uma fauna muito diversificadas. E merecem ser vistos em São Tomé especialmente as plantações de cacau, que tornam o país um dos maiores exportadores deste produto. Outras atrações são a Boca do Inferno, a cachoeira de São Nicolau e a Ilha das Rolas, uma pequena ilha antes de Porto Alegre, que abriga uma escola de turismo profissional desde 2001.

A Ilha de Príncipe está a cerca de 150 km ao norte e é significamente menor. E a capital da ilha, Santo António, merece ainda ser visitada em Príncipe. E também a plantagem de cacaos e a ilha de Bom Bom, uma pequena ilha diante de Príncipe. Também há em Príncipe praias maravilhosas e excelentes arrecifes de corais para mergulhadores.

Religião:
Mais de 90% são cristãos e, além disto, há praticantes de religiões da natureza.

Cidades grandes e acomodação: São Tomé, Santo Amaro, Neves, Santana e Trindade.