Rússia (RU)


Guia de viagem Rússia (Europa, Ásia)

A Rússia, mais exatamente Federação Russa, é o maior país em todo o mundo que compartilha fronteiras com a Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Bielorússia, Ucránia, Geórgia, Arzerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.

Pequenas faixas costeiras da Rússia também fazem fronteira com o Mar Báltico, com o Mar Cáspio, com o Mar do Japão, Mar de Okhotsk e com o Oceano Pacífico. Além disto, o Mar Negro forma uma fronteira com a Europa e a Ásia e o Estreito de Bering, com o Alasca. O norte do país é fronteiriço com o Oceano Árctico, onde encontram-se as ilhas, que formam a Terra de Francisco José, pertencentes à Rússia. Além destes territórios, a Rússia ainda possui a província de Kaliningrado, um exclave russo entre a Polónia e a Lituânia.

Geografia:
Geograficamente, a Rússia é formada pelas grandes paisagens: planícies da Europa de Leste (ao oeste dos Montes Urais); planícies siberiana ocidental (ao leste dos Montes Urais); planícies siberiana setentrional (ao sul do Oceano Árctico); planalto central siberiano (entre os rios Ienissei e Lena); cordilheira siberiana meridional (ao sul da Rússia); terras baixas centrais da Iacútia (na paisagem fluvial do Lena); paisagem montanhosa siberiana oriental (ao leste do rio Lena) e as planícies siberianas orientais (ao sul do Mar Siberiano Oriental).

Clima:
Ao nordeste da Sibéria, por sua vez, em Oymyakon/Oimekon encontra-se o ponto mais frio do Hemisfério Norte. As ilhas do Mar Árctico e a parte norte da Península de Taimir pertencem à zona de clima polar; no planalto siberiano domina o clima de tundra; ao norte de S. Petersburgo há uma zona climática moderada; na Rússia europeia domina também o clima moderado e, no Cáucaso setentrional há um clima seco até à Costa do Mar Negro, em que domina o clima mediterrâneo.

Rios e montanhas:
O rio mais importante da Rússia europeia é o Volga. É o maior rio da Europa que percorre exclusivamente a Rússia. Para os países eslavos, o rio Dniepre tem uma grande importância, pois forma um canal com o rio polaco Buh / Bug Ocidental, ligado com o Vístula e com o Nemunas, o que o torna uma via navegável de extremo significado. Outros rios importantes são o Neva, o Duína Ocidental, o Pregel / Pregolya / Pregola e o Ural. Eles desembocam, além de outros rios, todos no Atlântico. Entre os rios que desaguam no Mar Árctico estão, entre outros: o Petschora, o Ob, o Ienissei, o Lena e o Kolyma. O Amur e seus afluentes desembocam no Pacífico.

As montanhas mais importantes na Rússia são: as Montanhas Altai, Montanhas Baikal, Maciço de Khibiny, Montanhas de Kolyma, Planato de Putorana, Montes Sayan, Montes de Stanovói, Planalto de Stonovói, Montes Tannu-Ola, Montes de Cherski, Montes Urais, Cordilheira de Verkhoiansk, Cáucaso, onde encontra-se a maior elevação da Rússia: Elbrus (5.642 metros).

Capital:
Moscovo ( russo: Москва), a capital da Rússia, é o centro político, económico e cultural do país. Nesta cidade há inúmeras faculdades, escolas politécnicas, igrejas, teatros, museus, galerias e a Torre de Ostankino, com 540 metros de altura. Moscovo também é o Patriarcado da Igreja Ortodoxa Russa, em que o patriarca reside no Mosteiro de S. Danilo. As nove estações terminais de comboios, os três aeroportos internacionais e os três portos fluviais tornam a cidade um importante ponto de cruzamento de transporte aero-rodo-ferroviário e fluvial. Além disto, é a maior cidade industrial da Rússia.

Moscovo possui dois aeroportos internacionais - Domodedowo e Sheremetevo - que estão fora da cidade, mas são os mais importantes do país. O Kremlin e a Praça Vermelha, no centro de Moscovo, foram reconhecidos pela UNESCO como património da humanidade. Entre as atracções mais interessantes, além do Kremlin e da Praça Vermelha, encontram-se o Teatro de Bolshoi, o Museu Pushkin, a Galeria de Tretyakov, o Museu Panorámico Borodino, Mosteiro de N. Sa. de Smolensk, centro de Moscovo e a Universidade de Lomonossov.

Para o relaxamento, há cerca de cem parques em Moscovo. Dentre estes, encontra-se o parque de Górki com o Jardim das Delícias (Neskutschny sad), o parque Sokolniki, o parque de Kuskowo e o parque do Palácio da cidade. Outras cidades importantes e de interesse turístico são S. Petersburgo (património mundial UNESCO), Kaliningrado, Murmansk (porto no Oceano Árctico), Vladivostock (ponto final da Transiberiana, no Pacífico), Irkutsk ( a pérola da Sibéria); Novgarod (antiga cidade da Confederação do norte), Novosibirsk (centro da Sibéria); e Sóchi (centro da riviera russa, no Mar Negro). Outros destinos interessantes são ainda as Montanhas de Altai; o Lago de Baikal (o lago mais profundo da terra); as Carélias (paisagem lacustre); o Cáucaso; a costa do Mar Negro; e o Delta do Volga (paraíso natural no Mar Cáspio).

Religião:
Russo-ortodoxo, mulçumano, judaico, budismo.

Os voos regulares e baratos preferidos de e para Rússia / RU


14 Voos semanais Com TAP Air Portugal, S7 Airlines, Aeroflot Russian Airlines

55 Voos semanais Com Finnair, Aeroflot Russian Airlines, Pobeda Airline








72 Voos semanais Com Aeroflot Russian Airlines, Nordwind Airlines

14 Voos semanais Com TAP Air Portugal, S7 Airlines, Aeroflot Russian Airlines