Rússia (RU)


Guia de viagem Rússia (Europa, Ásia)

A Rússia, mais exatamente Federação Russa, é o maior país em todo o mundo que compartilha fronteiras com a Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Bielorússia, Ucránia, Geórgia, Arzerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.

Pequenas faixas costeiras da Rússia também fazem fronteira com o Mar Báltico, com o Mar Cáspio, com o Mar do Japão, Mar de Okhotsk e com o Oceano Pacífico. Além disto, o Mar Negro forma uma fronteira com a Europa e a Ásia e o Estreito de Bering, com o Alasca. O norte do país é fronteiriço com o Oceano Árctico, onde encontram-se as ilhas, que formam a Terra de Francisco José, pertencentes à Rússia. Além destes territórios, a Rússia ainda possui a província de Kaliningrado, um exclave russo entre a Polónia e a Lituânia.

Geografia:
Geograficamente, a Rússia é formada pelas grandes paisagens: planícies da Europa de Leste (ao oeste dos Montes Urais); planícies siberiana ocidental (ao leste dos Montes Urais); planícies siberiana setentrional (ao sul do Oceano Árctico); planalto central siberiano (entre os rios Ienissei e Lena); cordilheira siberiana meridional (ao sul da Rússia); terras baixas centrais da Iacútia (na paisagem fluvial do Lena); paisagem montanhosa siberiana oriental (ao leste do rio Lena) e as planícies siberianas orientais (ao sul do Mar Siberiano Oriental).

Clima:
Ao nordeste da Sibéria, por sua vez, em Oymyakon/Oimekon encontra-se o ponto mais frio do Hemisfério Norte. As ilhas do Mar Árctico e a parte norte da Península de Taimir pertencem à zona de clima polar; no planalto siberiano domina o clima de tundra; ao norte de S. Petersburgo há uma zona climática moderada; na Rússia europeia domina também o clima moderado e, no Cáucaso setentrional há um clima seco até à Costa do Mar Negro, em que domina o clima mediterrâneo.

Rios e montanhas:
O rio mais importante da Rússia europeia é o Volga. É o maior rio da Europa que percorre exclusivamente a Rússia. Para os países eslavos, o rio Dniepre tem uma grande importância, pois forma um canal com o rio polaco Buh / Bug Ocidental, ligado com o Vístula e com o Nemunas, o que o torna uma via navegável de extremo significado. Outros rios importantes são o Neva, o Duína Ocidental, o Pregel / Pregolya / Pregola e o Ural. Eles desembocam, além de outros rios, todos no Atlântico. Entre os rios que desaguam no Mar Árctico estão, entre outros: o Petschora, o Ob, o Ienissei, o Lena e o Kolyma. O Amur e seus afluentes desembocam no Pacífico.

As montanhas mais importantes na Rússia são: as Montanhas Altai, Montanhas Baikal, Maciço de Khibiny, Montanhas de Kolyma, Planato de Putorana, Montes Sayan, Montes de Stanovói, Planalto de Stonovói, Montes Tannu-Ola, Montes de Cherski, Montes Urais, Cordilheira de Verkhoiansk, Cáucaso, onde encontra-se a maior elevação da Rússia: Elbrus (5.642 metros).

Capital:
Moscovo ( russo: Москва), a capital da Rússia, é o centro político, económico e cultural do país. Nesta cidade há inúmeras faculdades, escolas politécnicas, igrejas, teatros, museus, galerias e a Torre de Ostankino, com 540 metros de altura. Moscovo também é o Patriarcado da Igreja Ortodoxa Russa, em que o patriarca reside no Mosteiro de S. Danilo. As nove estações terminais de comboios, os três aeroportos internacionais e os três portos fluviais tornam a cidade um importante ponto de cruzamento de transporte aero-rodo-ferroviário e fluvial. Além disto, é a maior cidade industrial da Rússia.

Moscovo possui dois aeroportos internacionais - Domodedowo e Sheremetevo - que estão fora da cidade, mas são os mais importantes do país. O Kremlin e a Praça Vermelha, no centro de Moscovo, foram reconhecidos pela UNESCO como património da humanidade. Entre as atracções mais interessantes, além do Kremlin e da Praça Vermelha, encontram-se o Teatro de Bolshoi, o Museu Pushkin, a Galeria de Tretyakov, o Museu Panorámico Borodino, Mosteiro de N. Sa. de Smolensk, centro de Moscovo e a Universidade de Lomonossov.

Para o relaxamento, há cerca de cem parques em Moscovo. Dentre estes, encontra-se o parque de Górki com o Jardim das Delícias (Neskutschny sad), o parque Sokolniki, o parque de Kuskowo e o parque do Palácio da cidade. Outras cidades importantes e de interesse turístico são S. Petersburgo (património mundial UNESCO), Kaliningrado, Murmansk (porto no Oceano Árctico), Vladivostock (ponto final da Transiberiana, no Pacífico), Irkutsk ( a pérola da Sibéria); Novgarod (antiga cidade da Confederação do norte), Novosibirsk (centro da Sibéria); e Sóchi (centro da riviera russa, no Mar Negro). Outros destinos interessantes são ainda as Montanhas de Altai; o Lago de Baikal (o lago mais profundo da terra); as Carélias (paisagem lacustre); o Cáucaso; a costa do Mar Negro; e o Delta do Volga (paraíso natural no Mar Cáspio).

Religião:
Russo-ortodoxo, mulçumano, judaico, budismo.