Paraguai (PY)


  • Land Paraguai
  • Continente: América do Sul
  • Área: 406,752 km²
  • Habitantes: 6,800,284
  • Capital: Assunção
  • Código ISO: PY
  • Idioma oficial: espanhol, guarani
  • Prefixo: +595
  • Moeda: guarani
  • Matrícula automóvel: PY
  • Rotas de Paraguai: 1047
  • Rotas para Paraguai: 819
  • Aeroportos mais procurados: Assunção (ASU), Ciudad del Este (AGT), Encarnacion Alarcon (ENO), Pedro Juan Cabellero (PJC)
  • Cidades grandes: Assunção, San Lorenzo, Capiatá, Lambaré, Fernando de la Mora, Limpio, Nemby, Encarnación, Mariano Roque Alonso, Itauguá, Villa Elisa, San Antonio, Caaguazú, Presidente Franco, Coronel Oviedo
  • Companhia com sede em Paraguai: Paranair, LATAM Paraguay

O Paraguai é um país interno no continente Sul-Americano, delimitado ao nordeste pelo Brasil, ao sudoeste, pela Argentina; e ao noroeste, pela Bolívia. O nome Paraguai significa em guarani “rio das palmeiras”.

Geografia:
Geograficamente, o rio Paraguai divide o território paraguaio em duas regiões características. A região oriental é atravessada por serras, com altura a 600 m, que extende-se até ao planalto do Mato Grosso, no norte. Ao leste e sudeste, encontram-se as mais antigas colónias em que a maior parte da população vive. Esta região está delimitada por terrenos cultiváveis e florestas densas. Ao oeste do rio há grandes campos inundáveis, principalmente coberto por lama cinza; o terreno ao sul e ao leste, com pântanos, é coberto por pântanos e pouco habitável.

Montanhas e rios:
O São Rafael é a montanha mais alta do país, com uma altura de 850 metros; e o rio mais comprido é o rio Paraná, com um comprimento de 804 km, na fronteira com o Brasil e a Argentina. O maior lago paraguaio é o lago de Iparacaí, com 46 km².

Clima e melhor época para visitar:
O clima do Paraguai é subtropical e com temperaturas que alteram o ano inteiro. Entre Dezembro e Março, o clima é muito quente e no inverno geográfico, entre Junho e Setembro, também pode ser muito frio em alguns dias. A estação das chuvas está entre Dezembro e Março.

Idioma:
O idioma é o espanhol e o guarani. Inglês é compreendido somente entre os homens de negócios na capital.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. No Paraguai há uma possibilidade média de contracção de malária. Por favor, informe-se, atempadamente, junto ao seu médico de família sobre possíveis profilaxias. Somente em grandes cidades estão assegurados bons serviços de assistência sanitária. É importante obter um seguro de doença válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação do Paraguai, em casos de emergência. Além disto, os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também uma pequena caixa de remédios consigo.

Ingresso
:
Os cidadãos portugueses deverão apresentar: passaporte válido no mínimo por seis meses. Actualmente não há exigência de visto de turista, cuja estada não ultrapasse aos 90 dias. Durante a aterragem são distribuídos cartões de turista ao visitante com validade para 90 dias. O original será retido no aeroporto e sua cópia deverá ser entregue na saída. Há possibilidade de prorrogação deste visto para mais 90 dias no Chile, mediante o pagamento de uma taxa. Para visitantes menores, recomenda-se que portem seus passaportes individuais com foto. No entanto, se o menor estiver inscrito no passaporte de um dos genitores poderá entrar no país.

Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao consulado ou no seguinte enlace: Embaixada do Paraguai Campo Grande 4, 7º - D Lisboa, 1700-092
p: 217800463 f: 217965905 ou http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/PA.

Chegada e escalas:
Actualmente, não são oferecidos voos nonstop para o Paraguay. As melhores conexões para Assunção (ASU) são oferecidas pela Ibéria (IB) e pela TAM (JJ), que têm no mínimo uma escala em outro país sul-americano. No Paraguai, a TAM Mercosur está activa e liga Assunção (ASU) para Ciudad del Este (AGT).

Capital:
A capital, Assunção, encontra-se na baía do rio Paraguai. Tem cerca de 500.000 habitantes, mas a região metropolitana tem mais de 2 milhões. A atração de Assunção é a igreja gótica e ainda os belos parques e o jardim botânico. Outras atrações são a igreja La Encarnación (igreja da natividade) e o panteão dos heróis, uma pequena cópia do palácio dos inválidos em Paris, onde se encontram os restos mortais dos heróis nacionais. De Assunção, pode-se também fazer excursões às Cataratas do Iguaçu e ao Salto dos Cristais. Outra excursão muito procurada é o passeio de barco pelo rio Pilcomayo.

Atrações turísticas:
Para os visitantes das Cataratas do Iguaçu, recomenda-se também uma visita a Ciudad del Este, que é próxima as Cataratas de Monday e da Represa de Itaipú. Além disto, também uma excursão para Yaguarón, que foi missão franciscana no período colonial, com sua igreja com seus adornos entalhados.

Religião:
Mais de 95% da população declara-se como católica, mas há ainda protestantes e mulçumanos.

Grandes cidades e acomodação:
Assunção, Lambaré, Encarnação, Ciudad del Este, Fernando de la Mora, Pedro Juan Caballero e São Lorenço.