Países Baixos (NL)


Os Países Baixos são um pequeno país da Europa Ocidental que fazem fronteira com a Alemanha, a Bélgica e o Mar do Norte. Eles compõem o Benelux junto com a Bélgica e Luxemburgo.

Montanhas e rios:
O ponto mais alto do país é a montanha de Vaalser com 322 m acima do nível do mar. O país encontra-se ao noroeste da Europa Ocidental, na fronteira com a Alemanha e a Bélgica. Cerca de 20% do seu território está coberto com água, cuja maior parte é ocupada pelo Ijsselmeer. Os rios mais importantes nos Países Baixos são o Reno, o Waal e o Mosa.

Clima:
Nos Países Baixos predomina um clima marítimo temperado, com verões frios e invernos temperados, resultados dos ventos de sudoeste.

Monumentos naturais:
Há uma grande variedade de monumentos naturais nos Países Baixos, tais como o De Hollandse Biesbosch (paisagem fluvial e palúdica), os parques nacional de De Hoge e Veluwezoon, em Veluwe; a reserva ecológica em Texel; a Reeuwijkse Plassen, em Gouda; e o parque nacional De Meinweg, em Roermond, na província de Limburg.

Capital:
Amsterdão é a capital dos Países Baixos. É uma cidade multicultural, muito aberta e caracterizada por seus muitos canais (Grachten). O Noordzeekanal (Canal do Mar do Norte) liga Amsterdão com o mar e protege a cidade contra inundações por meio de um dique. Amsterdão é sede de duas universidades: uma protestante (Vrije Universiteit - Universidade Livre) e uma da cidade de Amsterdão (Universiteit van Amsterdam) que não exige uma ligação confessional. Ambas possuem seus próprios hospitais. Vizinho à cidade encontra-se o Aeroporto Internacional de Schiphol.

Entre os monumentos em Amsterdão, podemos citar, entre outros: Koninklijk Paleis (Palácio Real), a Arena de Amsterdão; o Madame Tussaud Scenerama (Museu de Figuras de Cera); a Casa de Anne Frank; o Rijksmuseum; das Rembrandthuis (Casa de Rembrandt); o Museu de Van Gogh; a Praça de Dam com o monumento nacional; o De Walletjes (zona vermelha) e o Vondelpark perto de Leidseplein.

Cidades:
Outras cidades neerlandesas que merecem ser visitadas são: Haia (sede do governo), Arnheim, Lelystad, Harrlem, Maastricht, Middelburg, Utrecht e Zwolle.