Lituânia (LT)


  • Land Lituânia
  • Continente: Europa
  • Área: 65,301 km²
  • Habitantes: 3,394,000
  • Capital: Vilnius
  • Código ISO: LT
  • Idioma oficial: lituano
  • Prefixo: +370
  • Moeda: litas
  • Matrícula automóvel: LT
  • Rotas de Lituânia: 1252
  • Rotas para Lituânia: 1128
  • Aeroportos mais procurados: Vilnius (VNO), Kaunas (KUN), Palanga (PLQ)
  • Cidades grandes: Vilnius, Kaunas, Klaipėda, Šiauliai, Panevėžys, Alytus, Marijampole, Mažeikiai, Jonava, Utena, Kėdainiai, Telšiai, Ukmerge, Visaginas, Taurage
  • Companhia com sede em Lituânia: Avion Express, GetJet Airlines, Danu Oro Transportas

A Lituânia é um país báltico e um dos menores da Europa, no centro dos países bálticos e que faz fronteira com a Letónia, a Bielorússia, a Polónia, o enclave de Kaliningrado e o Mar Báltico (o Porto de Klaipeda). Desde 1.5.2004, a Lituânia é membro da União Europeia. Por suas florestas infinitas e sua história única, o país excerce um grande fascínio aos turistas.

Geografia:
A Lituânia está dividida em quatro regiões, distintas entre si quanto à tradição, ao dialecto e à região. Elas são: Aukštaitija, Žemaitija, a tradicional e rica Suvalkija e a tradicional e pobre Dzukija. Aukštaitija é muito colinosa e rica em lagos. No centro desta região, encontra-se o Parque Nacional Aukštaitija. Suvalkija é, com a planície central, entre Panevėžys e Kaunas, uma das partes da Lituânia com o aproveitamento agrícola mais intenso. É um importante país de passagem entre e Europa Central e a Europa Setentrional. Entre o enclave russo de Kaliningrado e a Rússia; bem como entre a Bielorússia e a Escandinávia dá-se a sua função como país de passagem para a transferência de gás e de petróleo.

Montanhas e rios:
No oeste da Lituânia encontra-se o alto da Baixa Lituânia que pertence ao Alto Báltico; no sudoeste, encontra-se o terreno colinoso, que pertence ao Alto da Bielorússia. Aqui encontra-se também a maior elevação do país: o Juozapinės kalnas (com 294 m.). Ao nordeste, encontra-se a placa lacustre da alta Lituânia. E também pertencente à Lituânia pertence também uma parte da laguna da Curlândia e uma faixa de terra que separa a laguna do mar.

Os maiores rios da Lituánia são o Memel e o Neris, que nascem na Bielorússia. Ligações com todos os países da zona do Báltico partem de Kalipeda. Aqui encontra-se um porto marítimo cuja importância cresce em termos de cargas. Como o Memel é navegável, é usado para a navegação fluvial.

Monumentos e lazer:
Na Lituânia, há vários museus e galerias, mas não só em cidades maiores, mas também em casas distantes, onde viveram personalidades famosas da Lituânia. Digno de menção é o Museu do Diabo, em Kaunas; o Museu do Âmbar, na estação de águas de Palanga e o Museu Nacional em Vilnius.

Capital:
Vilnius é a capital da Lituânia. Sua cidade velha barroca foi declarada pela UNESCO como património cultural da humanidade; bem como as dunas das península da Curlândia e os sítios arqueológicos de Kernave. Vilnius é a maior cidade do país e localiza-se na confluência entre o Vilnia e Neris. É também arquidiocese católica e cidade universitária. O símbolo de Vilnius são as ruínas do Castelo de Gediminas, bem como a catedral ao seus pés: a de São Estanislau em estilo clássico. Ainda merecem ser vistas: a igreja de Santa-Annen (Šv. Onos), a universidade barroca com a igreja de S. João (Šv. Jono), a igreja barroca de S. Casimiro (Šv. Kazimiero) e o Portal da Aurora (Aušros vartai). Uma das poucas igrejas fora da cidade antiga, está a igreja de S. Pedro e de S. Paulo (Šv. Petro ir Povilo). Esta igreja, como também o quadro da Madonna milagrosa em Aušros vartai é um destino romeiro importante principalmente para peregrinos polacos. Uma atração moderna é a torre de televisão (326 m). Trakai, com seu castelo com fosso, que está a cerca de 30 km ao oeste de Vilnius. Na aldeia de Purnuškės, ao norte de Vilnius, encontra-se o Europapark está no centro geográficos da Europa. A Universidade de Vilnius foi fundada em 1.579 é a mais antiga do Báltico e da Europa Leste. Além disto, há em Vilnius uma universidade técnica e a universidade europeia humanista. Próximo a Vilnius encontra-se o aeroporto internacional.

Cidades:
Outras atrações são as cidades de Kaunas, a segunda maior do país; Memel, o único porto na costa do Mar Báltico e Nida, na Península da Curlândia.

Aeroportos:
Grandes aeroportos encontram-se em Vilnius, Kaunas e na estação balnear de Palanga.