Hungria (HU)


  • Land Hungria
  • Continente: Europa
  • Área: 93,030 km²
  • Habitantes: 10,076,581
  • Capital: Budapeste
  • Código ISO: HU
  • Idioma oficial: Húngaro
  • Prefixo: +36
  • Moeda: Florim húngaro (Forint)
  • Matrícula automóvel: H
  • Rotas de Hungria: 1441
  • Rotas para Hungria: 1132
  • Aeroportos mais procurados: Budapeste - Ferihegy (BUD), Heviz (SOB), Debrecen (DEB)
  • Cidades grandes: Budapeste, Debrecen, Miskolc, Kiskundorozsma, Pécs, Újtelep, Nyíregyháza, Székesfehérvár, Szombathely, Szolnok, Tatabánya, Kaposvár, Békéscsaba, Zalaegerszeg, Veszprém
  • Companhia com sede em Hungria: Wizz Air, Malev Hungarian Airlines

A Hungria (Magyar Köztársaság) é um país que faz fronteiras com a Áustria, a Eslováquia, a Ucránia, a Roménia, a Sérvia, a Croácia e a Eslovénia. A maior parte de seu relevo é recoberto pela planície da Panónia.

Geografia:
A Hungria é dividida nas regiões de Alföld (Grande Planície Húngara), Kisalföd (Pequena Planície Húngara), Duna-Tisza Köz (região entre o Donúbio e o Thisza), Dunántúl (Transdanúbio), Dunántúli Középhegység (Transdanúbio Médio) e Északi Középhegység (Nördliche Mittelgebirge).
A Hungria está localizada na Planície Panónica, que divide-se em duas regiões distintas: a região ondulada da Pequena Planície Húngara, a noroeste; e a Grande Planície Húngara, que ocupa quase a metade de todo o território nacional húngaro. Estas duas foram formadas por uma antiga bacia lacustre dos rios Danúbio e Tisza. A sua característica aqui é a paisagem da puszta, uma espécie de estepe presente no Parque Nacional Hortogágy, declarado partimónio mundial pela UNESCO. As montanhas médias centrais estendem-se da Montanha-Faia, no nordeste até à Selva Bacon, no oeste. As fontes termais ao sopé das Montanhas Centrais são testemunho. Estas surgiram das formações vulcánicas da Selva de Bacon e das Montanhas de Mátraga, ao norte. Nas montanhas de Mátraga encontra-se a elevação mais alta da Hungria, o Kékes (1.014 m).

Montanhas e rios:
O Danúbio (húngaro: Duna) é o maior rio na Hungria. Ele corre como fronteira entre a Hungria e a Eslováquia (de oeste para leste) e no talvegue do Danúbio, em Visegrád (curva de 90° do rio), o Danúbio corre de norte para sul, em direcção à Sérvia. Outros rios importantes na Hungria são: o Tisza, o Drava, o Hornád, o Cris, o Mures, o Raab, o Sajó e o Zala.

O Lago de Balaton, o maior da Hungria e da Europa Central, localiza-se no oeste colinoso húngaro. Está practicamente ao lado da capital húngara: Budapeste. Sua fama deve-se principalmente às suas praias e fontes termais. O Lago de Velence é outro muito importante na Hungria, mas pouco turístico. O Lago de Neusiedl (húngaro: Fertő-tó) encontra-se em sua maior parte do território nacional da Áustria e somente uma pequena parte, no da Hungria. O Parque Nacional de Fertő-Hanság compreende uma parte húngara do Lago de Neusidl, bem como os pântanos ao sul e o Hanság. Com o Parque Nacional Neusiedl - Seewinkel, foi declarado património da humanidade pela UNESCO.

Clima e melhor época para visitar:
Por sua localização, a Hungria (sem litoral e protegida por montanhas) possui um clima relativamente continental, com verões quentes e invernos frios.

Idioma oficial: Húngaro

Turismo:
Os aeroportos internacionais encontram-se em Budapeste-Ferihegy (BUD, Ferihegyi nemzetközi repülőtér), a cerca de 25 km ao sudoeste de Budapeste e o Aeroporto de Balaton, Sármellék, no sudoeste da Hungria. Além disto, há inúmeros aeroportos no interior do país, como o Aeroporto de Debrecen. Há também a possibilidade de acesso com um hidróptero, de Viena via Bratislava até Budapeste.

Capital
:
Budapeste é a capital e, ao mesmo tempo, também a maior cidade da Hungria. Está às margens do Danúbio, que ali deixa as Montanhas Centrais e corre para a Planície Húngara. A maior elevação de Budapeste é o monte János (527 m). É formada por Pest, a parte plana da cidade (ao leste do Danúbio); Buda, a parte ondulosa da cidade (ao oeste do Danúbio); e Óbuda, uma parte especial de Buda (ao oeste das margens do Danúbio) e também a parte mais antiga da atual Budapeste. Entre as atracções turísticas de Budapeste estão: a maior sinagoga da Europa, o Parlamento, a catedral de São Estevão, a Aquincum (ruínas de uma cidade romana em Óbuda), o boulevard Andrássy Út, que é parte do património da humanidade - UNESCO, o castelo, o Bastião dos Pescadores e a Igreja de S. Mateus. Além disto, há inúmeros museus em Budapeste, como a Galeria Nacional Húngara, o Museu Ludwig, o Museu Histórico de Budapeste, a Biblioteca Nacional de Szechenyi, o Parque das Estátuas; o Museu Judeu, o Museu Nacional Húngaro, o Museu Etnográfico, o Museu de Artes Visuais e a Sala de Artes.

Cidades grandes:
Debrecen, Miskolc, Szeged, Pécs, bem como Győr (Raab).