Gana (GH)


  • Land Gana
  • Continente: África
  • Área: 238,537 km²
  • Habitantes: 22,409,580
  • Capital: Acra
  • Código ISO: GH
  • Idioma oficial: inglês
  • Prefixo: +233
  • Moeda: cedi
  • Matrícula automóvel: GH
  • Rotas de Gana: 837
  • Rotas para Gana: 682
  • Aeroportos mais procurados: Acra (ACC), Kumasi (KMS), Wa (WZA), Takoradi (TKD), Tamale (TML)
  • Cidades grandes: Acra, Kumasi, Tamale, Takoradi, Achiaman, Tema, Teshie, Cape Coast, Sekondi, Obuasi, Madina, Koforidua, Wa, Nungua, Sunyani
  • Companhia com sede em Gana: Africa World Airlines

O Gana é um país na África Ocidental, que partilha suas fronteiras com a Côte d'Ivoire, Burkina Faso, Togo e, ao sul, com o Golfo da Guiné.

Geografia:
A superfície de Ghana é relativamente plana, cuja elevação máxima chega a apenas 850 metros de altura. Mais da metade desta superfívie está a menos de 150 metros. Geograficamente, o país pode ser dividido em três regiões diferentes: a região costeira, a floresta tropical e a savana.

Montanhas e rios:
A maior elevação do país é o Mount Afadjato, com 885 metros de altura. Uma atracção turística desta montanha, próxima à fronteira com o Togo, são as cataratas de Tagbo. Toda esta região tem origem vulcânica e está coberta pela floresta tropical. O maior rio do país é o Volta, composto pelo Volta Branco e pelo Volta Negro, com um comprimento de cerca de 1.600 km. O lago do Volta é o maior lago do país e, simultaneamente, o maior lago artificial do mundo. Está próximo à cidade de Acosombo e é navegável todo o ano. Mas muito mais interessante é o Bosumtwi que se encontra na cratera deixada pela queda de um meteorito, com seu diâmetro de cerca de 8 km e uma profundidade de 80 metros. Estima-se que tenha mais de 1 milhão de anos.

Clima e melhor época para visitar:
O clima em Ghana é tropical, isto é, não há quatro estações, mas somente um câmbio entre período de chuva e período de seca.

Idioma:
Além do idioma oficial, o inglês, são faladas muitas línguas locais tais como: Twi, Ewe, Hausa e Dagbani.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Recomendam-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Em toda a Ghana há possibilidade de contracção de malária http://pt.wikipedia.org/wiki/Paludismo#Progress.C3.A3o_e_sintomas. Por favor, informe-se, atempadamente, junto ao seu médico de família sobre possíveis profilaxias. Somente em grandes cidades e em centros turísticos estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação de Gana em casos de emergência. Além disto, é aconselhável beber água mineral engarrafada e evitar consumir alimentos que se vendem nos postos ambulantes; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também uma pequena caixa de remédios consigo.

Entrada no país
:
Os cidadãos portugueses deverão apresentar: passaporte válido no mínimo por seis meses. Actualmente há exigência de visto de turista, cuja estadia não ultrapasse aos 60 dias. O visto deverá ser previamente solicitado na embaixada ou consulado do Ghana. Para visitantes menores, recomenda-se que portem seus passaportes individuais com foto. No entanto, se o menor estiver inscrito no passaporte de um dos genitores poderá entrar no país.

Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informar-se junto ao consulado ou no seguinte enlace:
Não existe representação diplomática portuguesa no Ghana sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Abuja, Nigéria.
Embaixada de Portugal em Abuja
Telefone: (002.349) 413.721.1

Fax1: (002.349) 413.721.2
Endereço
15, Lake Chad Crescent
Maitama - Abuja
Nigéria
Horário de Atendimento
2ª, 5ª e 6ª das 10h00 às 12h00 horas.

Postos honorários de Portugal no Ghana
Consulado Honorário em Accra
Cônsul honorário: António José Matos Fernandes
Chancelaria: C2 Jogis Estates Community, 3 Tema - Ghana
Telefone: +(233) 220215114
Fax: +(233) 22207283
E-mail: consulghluso@yahoo.com

Chegada e prosseguimento da viagem:
Actualmente, a KLM Royal Dutch (KL), a British Airways (BH), a Royal Air Maroc (AT), a Lufthansa (LH), oferecem voos indirectos de Lisboa (LIS) para Acra (ACC), com paragens via Amsterdão(AMS), Londres (LHR), Madrid (MAD), Accra (ACC), Casa Blanca (CMN), Frankfurt (FRA) respectivamente. A companhia nacional Ghana Airways (GH), actualmente, voa somente para Londres (LHR), mas para voos domésticos a Ghana International Airlines (GO) é uma boa opção de voos para Kumasi (KMS) ou Tamale (TML).

Capital:
Accra, a capital do Ghana, possui cerca de 2 milhões de habitantes. É, simultaneamente, o centro económico e administrativo de todo o país e compõe com a cidade de Tema a região metropolitana da grande Accra, com cerca de 100 km de costa e 30 km para o interior do país.

Atrações turísticas e praias:
Merece ser visitado em Ghana principalmente o Parque Nacional de Digya. É conhecido principalmente por sua população de elefantes e leopardos e pela riqueza em peixe do lago do Volta.

Religião
:
Cerca de 60% da população é cristão, 20% são muçulmanos e 20 % professam religiões da natureza.

Cidades grandes e acomodação
: Accra, Cumasi, Tamale, Tacoradi, Ashaiman, Tema, Teshie, Cape Coast, Secondi e Obuasi.