Estónia (EE)


  • Land Estónia
  • Continente: Europa
  • Área: 45,227 km²
  • Habitantes: 1,347,510
  • Capital: Tallinn
  • Código ISO: EE
  • Idioma oficial: estoniano
  • Prefixo: +372
  • Moeda: coroa estoniana
  • Matrícula automóvel: EST
  • Rotas de Estónia: 750
  • Rotas para Estónia: 620
  • Aeroportos mais procurados: Talim - Ulemiste (TLL), Kärdla (KDL), Tartu - Ülenurme (TAY), Kuressaare (URE)
  • Cidades grandes: Tallinn, Tartu, Narva, Jarve, Pärnu, Viljandi, Rakvere, Sillamäe, Maardu, Kuressaare, Võru, Valga, Haapsalu, Jõhvi, Paide

A Estónia está circundada pela Letónia, Rússia e o Mar Báltico. A Estónia é especial para turista que quer vivenciar a antiga República Soviética e, ao mesmo tempo, é um estado-membro da União Européia. É considerada, actualmente, um dos países da Europa Oriental que mais cresce economicamente devido à sua economia aberta e liberal e a um sistema de governo transparente.

Geografia:
Ao sul do país, encontra-se o Suur Munamägi (318 m), a maior elevação da Estónia. O maior lago é o Peipsi Järv. Diante da Estónia há mais de 1.520 ilhas, das quais Saaremaa é a maior. Esta ilha oferece além de sua fortaleza, também vários hoteis com wellness. O clima no interior do país é ameno e agradável, mas durante o verão e, durante o inverno, muito frio. Nas ilhas e na costa sopram ventos do oeste

Clima e melhor época para visitar:
O clima, no interior do país, é muito desagrável; no verão é muito quente e no inverno muito frio. Nas ilhas e na costa dominam os ventos de leste, que são muito fortes. Na Estónia há, anualmente, cerca de 130 dias de chuva e neve.

Viagens:
Em Tallinn encontra-se também o único aeroporto do país: o Aeroporto Internacional de Ulemiste. A Estonian Air opera vôos regularesde Frankfurt, Munique e Viena para Tallinn. A Alemanha, Áustria e Suíça também estão ligadas com Tallinn com a Air Baltic, a Finnair, a SAS Scandinavian Airlines, Czech Airlines, Air France e Delta Airlines. Voos baratos são operadas pela easyJet de Berlim / Schoenefeld para Tallinn.
Os portos de Tallinn são Pärnu e Sillamäe. De Tallinn, há vários ferries para a Suécia (Estocolmo), Finlândia (Helsínquia e Mariehamn) e durante os meses de Verão para a Alemanha (Rostock) e Rússia (São Petersburgo). Do porto letão de Ventspils há também pequenas rotas internacionais para as ilhas de Saaremaa e Paldsiski - Kapelskari (Suécia).

Capital:
Talim (russo Ревель = Rewel), capital da Estónia, está no golfo finlandês do Mar Báltico, a 80 km ao sul de Helsínquia. E possui praias maravilhosas. De Talim há vários balsas para a Suécia (Estocolmo), Finlândia (Helsínquia e Mariehamn) e dos meses de verão também para a Alemanha (Rostock) e a Rússia (São Petersburgo). Do porto letão de Ventspils há também uma pequena rota para as ilhas de Saaremaa e Paldsiski-Kapelskari (Suécia). Por ocasião dos Jogos Olímpicos em Moscou, foi construído uma torre de televisão (314 m) em Talim, de 1975-1980. Ela é a maior construção da Estónia. Além disto, Talim também tem uma bela cidade medieval com muro e torres, declarada pela UNESCO como o património cultural da humanidade. Em Talim, encontra-se o Aeroporto Internacional de Ülemiste e um porto marítimo. Outros portos são Pärnu e Sillamäe.

Cidades:
Tartu (russo: Юpьeв/Jurjew) é a segunda maior da Estónia. Ela está em ambos as margens Emajõgi (alemão: Embach). Tartu é uma cidade marcada pela universidade de Dorpat, fundada em 1632 pelo rei Gustavo II. A cidade antiga merece ser vista pelos turistas: o Observatório, as ruínas da antiga Catedral e a Igreja de São João com suas estátuas em terracota.

Natureza:
Há cerca de 80 km ao leste de Tallinn, encontra-se o Parque Nacional de Lahemaa («Bay Country»), com uma áerea de 730 km ², que compreende quatro penínsulas na costa com lindas florestas, charnecas e paisagens costeiras com sete trilhas. Muito apreciadas pelos estonianos são as charmosas ilhas do Mar Báltico, Muhu e Saaremaa, com o seu cenário idílico e pitoresco e fazendas abandonadas.