Estados Unidos (US)


Os Estados Unidos da América condividem suas fronteiras, ao norte, com o Canadá; 100 km de fronteiras com a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) no Estreito de Bering, no Alasca. Ao sul, com o México; ao oeste, com o Oceano Pacífico; e ao leste, com o Oceano Atlântico. Em termos de superfície, os EUA são o terceiro maior país do mundo e pouco menores que o Canadá e possuem metade do tamanho da Rússia e são 2½ maiores que a Europa Ocidental.

À exceção do Alasca e do Havai, 48 dos 50 estados dos EUA e o Distrito de Colúmbia são contíguos e formam, com isto, o núcleo do país. Os EUA situam-se entre 24º e 48º de latitude e entre 67º e 124º de longitude, e possuem 4 zonas horárias. Os estados do Alasca e Havai e as áreas politicamente afiliadas de Porto Rico e Guam encontram-se também fora destas zonas.

População:
Os EUA são considerados um caldeirão de misturas entre diferentes povos. Os primeiros colonos nesta área, até então habitadas por «americanos nativos», foram os europeus, predominantemente espanhóis, franceses, ingleses, alemães e irlandeses. Com o passar do tempo, seguiram-se imigrantes de outras regiões da Europa: italianos e europeus do Norte e do Leste. Os cidadãos americanos de origem europeia perfazem actualmente 70% da população dos EUA. Desde o século XIX, os imigrantes asiáticos, por exemplo, da China, Japão, Coreia e Filipinas concentram-se primordialmente na costa oeste dos EUA. Contudo, este contingente é relativamente pequeno (cerca de 4% da população). Os afro-americanos, descendentes de escravos africanos, constituem 13% da população. Estes últimos tendem a viver no Sul dos EUA ou nos estados fortemente industrializados ao norte, por exemplo, em Detroit.

Idioma:
O idioma mais importante no país é o inglês. Contudo, há diversas línguas em determinadas regiões: no sudoeste e na Flórida, o espanhol; na Luisiana, o francês; e na Pensilvânia, o alemão. Além destas línguas, existem ainda as línguas dos «americanos nativos» e aquelas de imigrantes da Europa de Leste. Cerca de 22 milhões de pessoas no país não falam o inglês.

Os EUA não possuem uma língua oficial, mas todos os documentos oficiais são redigidos em inglês.

Geografia:
O relevo dos EUA apresenta-se muito variado. Na costa atlântica, há muitas florestas e cadeias montanhosas. A região peninsular da Flórida é caracterizada por mangues; e nas regiões do Mississippi e Missouri, há um sistema fluvial complexo. Na área central há vastas planícies com montanhas, tais como as Montanhas Rochosas e os Apalaches. Existem também regiões quentes e secas no sudoeste; climas temperados com florestas tropicais no noroeste; e várias regiões montanhosas na costa do Pacífico. Muito impressionante é, contudo, a tundra árctica no Alasca e o arquipélago do Havai, no Oceano Pacífico, com o vulcão Mauna Kea, com 4.205 metros.

Clima e melhor época para visitar:
O clima predominante em grande parte do país é quente e ameno. Dentro das estações do ano respectivas, conta-se com consideráveis diferenças de temperatura, face às grandes dimensões do país. O país possui cerca de seis zonas climáticas. A zona mais fria é o Alasca, a zona da tundra com congelamento constante, verões curtos e longos invernos. Consideravelmente quente é o clima tropical do Estado do Havai.

Passaporte/Visto
Exige-se, em geral, visto e passaporte com validade mínima de 6 meses ao início da viagem, à excessão de participantes do programa de isenção de visto (VWP), válido apenas para viagens a turismo e de negócios.

Turismo doméstico e internacional
São oferecidas várias e frequentes ligações aéreas entre a Europa e os Estados Unidos a partir dos aeroportos norte-americanos e europeus mais importantes. Entre os mais importantes nos Estados Unidos estão: Atlanta, Chicago, Los Angeles, Dallas/Forth Worth, San Francisco, Denver, Las Vegas, Minneapolis-St Paul, Phoenix e Detroit.

Saúde
O sistema de saúde é muito bom, em geral. Tratamentos sem o comprovante de um plano de saúde são recusados com frequência. Apenas emergências são tratadas sem pagamento prévio. Portanto, é importante celebrar um contrato viagem-doença de pelo menos 500.000 USS.

Religião
Não há registro sobre o status religioso dos habitantes. Segundo uma pesquisa da City University de Nova Iorque em 2001, cerca de 52 % da população é protestante; 24,5% católico-romano; 5,4 % ateus explícitos ou agnósticos. E outras confissões: judeus 1,4 %, muçulmanos 0,5 %, budistas 0,5 %, hindus 0,4 %, adventistas e testemunhas de jeová.

Cidades principais
Washington, Nova Iorque, Chicago, Dallas, Houston, Los Angeles, Filadélfia, Phoenix, San Antonio e San Diego.

Os voos regulares e baratos preferidos de e para Estados Unidos / US

2 Voos semanais Com TACV Cabo Verde Airlines

3 Voos semanais Com Air Canada, TAP Portugal, United Airlines, US Airways

10 Voos semanais Com SATA International, TAP Portugal, US Airways


15 Voos semanais Com American Airlines, TAM Linhas Aéreas, United Airlines, Isles of Scilly Skybus





21 Voos semanais Com LAN Airlines, TAM Linhas Aéreas, United Airlines, American Airlines, Delta Air Lines


2 Voos semanais Com TACV Cabo Verde Airlines

11 Voos semanais Com SATA International, TAP Portugal, US Airways

26 Voos semanais Com LAN Airlines, Japan Airlines, Cathay Pacific Airways, American Airlines, TAM Linhas Aéreas

7 Voos semanais Com American Airlines, TAM Linhas Aéreas, Japan Airlines