El Salvador (SV)


  • Land El Salvador
  • Continente: América do Norte
  • Área: 21,041 km²
  • Habitantes: 6,134,000
  • Capital: San Salvador
  • Código ISO: SV
  • Idioma oficial: espanhol
  • Prefixo: +503
  • Moeda: colón, dólar americano
  • Matrícula automóvel: ES
  • Outras denominações: Salvador
  • Rotas de El Salvador: 650
  • Rotas para El Salvador: 563
  • Aeroportos mais procurados: São Salvador (SAL), Ilopango International (ILS)
  • Cidades grandes: San Salvador, Soyapango, Santa Ana, San Miquel, Mejicanos, Nueva San Salvador, Apopa, Delgado, Sonsonate, San Marcos, Usulután, Cojutepeque, Cuscatancingo, Zacatecoluca, San Martín
  • Companhia com sede em El Salvador: Avianca El Salvador

El Salvador é um país na América Central, que condivide suas fronteiras com a Guatemala, Honoduras e o Pacífico. A maior parte do país é um planalto vulcânico, cercado por duas cadeias vulcánicas paralelas.

Montanhas e rios:
El Pinat é o ponto culminante de El Salvador, com 2.730 metros, na fronteira com Honduras. O vulcão mais alto do país é o Santa Ana, com 2.365 metros. Seu solo é muito fértil devido à deposição de lava. É usado para a plantação de café. Além de Santa Ana, há na região ainda cerca de 20 outros vulcões, parcialmente activos. Por tanto, El Salvador é conhecida como a terra dos vulcões. O maior rio do país é o rio Lempa, que nasce na Guatemala e desemboca a cerca de 320 km no pacífico. O maior lago do país é o Ilopangomit, com 104 km², que está a 18 km da capital de San Salvador.

Clima e melhor época para visitar:
Em El Salvador domina basicamente vales; o clima durante todo o ano é o clima tropical com temperaturas diárias médias de 32° C. Um clima mais frio e seco encontra-se nos platôs mais altos e nas regiões montanhosas, onde as temperaturas acima de 600 metros são muito agradáveis. As massas de ar mais fortes trazem muita precipitação entre Maio e Outubro. A melhor época para viajar é entre Janeiro e Março.

Idioma:
O idioma oficial é o espanhol. Além deste idioma, em El Salvador ainda são falados ainda o Nahua e o Maya. Inglês é compreendido por comerciantes e homens de negócios.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Há possibilidade de contracção de malária durante os meses de chuva, principalmente nas províncias setentrionais e nas proximidades dos pântanos. Por favor, informe-se, atempadamente, junto ao seu médico de família ou no Instituto de Higiene e Medicina Tropical sobre possíveis profilaxias da malária. Somente em grandes cidades e em centros turísticos estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação de El Salvador ou a transferência para outro país, em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.

Entrada no país:
Os cidadãos nacionais deverão estar munidos com passaporte com validade mínima de seis meses. À entrada no país será entregue ao visitante um cartão de visita, cuja validade é para 3 meses, a partir da data de emissão. Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao consulado ou no seguinte enlace: http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/ ou http://www.elsalvadorla.org/infoconsular/visas.htm

Chegada e prosseguimento da viagem:
Boas conexões nonstop da Europa para San Salvador (SAL) são oferecidas pela Ibéria (IB) de Madrid (MAD) e pela Air France (AF), de Paris (CDG).

Capital:
A capital do país, San Salvador, abriga em sua região metropolitana cerca de 2,5 milhões de habitantes e, devido à sua posição geográfica e pelo encontro de três placas continentais é uma área propensa ao terramoto. A cidade encontra-se em um planalto a 680 metros, ao pé do homónimo vulcão. Entre as atracções da segunda maior cidade da América Central está catedral, o palácio nacional, o banco nacional, o teatro nacional e a igreja de São Inácio de Loyola, em que antigamente encontrava-se o oratório da Virgem de Guadalupe.

Atrações turísticas e acomodação:
Para visitar os sítios arqueológicos dos índios, recomendamos as ruínas de Tazumal, próximo à cidade de chalchuapa. As ruínas, que estão a cerca de 78 km da cpital, foram sítios de cerimónia de muitas culturas. Especialmente é muito bonita a pirâmide de El-Tazumal, do século VI.

Um outro balneário na costa do Pacífico com 320 km, onde há muitas aldeias e praias tais como em um colar de pérolas. As melhores encontram-se na Costa del Sol, que pode ser acedida por uma autoestrada.

Religião:
Mais de 95% dos salvadorenhos são cristãos; outros 5% ou não têm uma confissão ou professam uma religião da natureza.

Cidades:
San Salvador, Santa Ana, San Miguel, Mejicanos e Santa Tecla.