Croácia (HR)


A Croácia é um país ao sul da Europa que faz fronteiras com a Eslovénia, a Hungria, a Sérvia, Montenegro, a Bósnia-Herzegovina e o Mar Adriático. Ao seu território somam-se ainda cerca de 1.185 ilhas, das quais apenas 65 são habitadas.

Montanhas e rios:
A Croácia está dividida em três regiões: a Planície da Panónia; os Alpes Dináricos e a região costeira do Ádria. A Planície da Panónia é principalmente plana, apenas cortadas por cordilheiras médias. Nela predomina o clima continental temperado. Os Alpes Dináricos, ao contrário, são marcados por cordilheiras médias e altas. Neles, predomina o clima de montanha. A paisagem carsa da região costeira do Ádria é influenciada por elementos culturais mediterrânicos e é dominada pelo clima mediterrânico.

As montanhas mais altas da Croácia são: o Dinara (1.830 m), o Kamešnica (1.810 m), o Sveti Jure (1.762 m), o Vaganski Vrh (1.757 m) e o Plešivica (1.657 m).

Entre os grandes lagos estão o Vransko Jezero, o Dubravsko Jezero, o Peručko Jezero e o Prokljansko Jezero. Os rios mais compridos e conhecidos são o Sava, o Drava, o Kupa e o Danúbio.

Monumentos e lazer:
A Croácia, comparada a outros países europeus, é um país relativamente pequeno, mas possui oito parques nacionais e dez parques naturais. Ao todo, 5.846 metros quadrados do território continental estão protegidos. Entre os destinos mais interessantes estão os lagos de Pliwitzer - num parque nacional muito famoso em todo o mundo com cachoeiras maravilhosas; os parques nacionais de Koronaten e Krka, mas também as ilhas de Cres, Brac, Hvar e Korcula merecem ser visitadas. O complexo histórico da cidade de Split com o palácio do imperador Diocleciano, a cidade antiga de Dubrovnik, o parque nacional dos lagos de Plitvicer, o complexo diocesano da Basílica de São Eufrásio no centro histórico de Porec, a cidade histórica de Trogir e a cateral de São Tiago, em Sibenik foram declaradas pela UNESCO como património cultural e natural da humanidade.

Transporte aéreo:
Os aeroportos mais importantes encontram-se em Split, Dubrovnik, Zagrebe, Rijeka e Zadar. Na Croácia existem também muitos portos importantes, como Rijeka, Ploce e Split.

Capital
:
Zagrebe, a capital da Croácia, é sede do governo e o centro económico e acadêmico do país. O centro de Zagrebe é uma região administrativa por si própria e a região ao derredor formam unidades administrativas. A cidade encontra-se ao sudoeste da Planície da Panónia, ao sopé da Cordilheira de Medvecednica. A catedral é o símbolo de Zagrebe e, simultaneamente, arquidiocese católica. Outros monumentos em Zagrebe são o Kaptol, a Praça Ban-Josip-Jelačić, o Banski Dvori, o prédio do parlamento (Sabor) e a Cibona-Tower (92 m) - um dos edifícios mais altos de Zagrebe e a torre de televisão.

Cidades:
Cidades croatas interessantes para visitar são: Dubrovnik, Rijeka, Split, Zadar e Zagrebe.