China (CN)


A China é um dos maiores países do mundo com mais de 1.3 mil milhões de habitantes (status: 2005). É o país mais populoso da terra e onde está cerca de 20% da população do mundo. Desde sua fundação em 1949 é governada pelo Partido Comunista. Provavelmente as palavras China e Sino sejam originárias da palavra chinesa 秦 (Pinyin: Qin, pronúncia Tschin) da dinastia Qin. Por vários caminhos e línguas, ao longo da Rota da Seda, estas palavras chegaram à Europa.

A República Popular da China abrange quase a totalidade da aérea geográfica e cultural, conhecida por China, com exceção de Taiwan e algumas pequenas ilhas diante da costa de Fujian. O status político de Taiwan ainda é controverso, tanto que é governada pela República da China - conhecida como China Nacional. E, neste sentido, são muito utilizados os conceitos de China Continental e China Vermelha, que denominam a República Popular da China, com exceção de Hongkong e Macau.

País nenhum em todo o mundo tem mais vizinhos do que a China, que faz fronteira com 14 países: Afeganistão, Butão, Índia, Cazaquistão, Coreia do Norte, Quirguistão, Laos, Mongólia, Mianmar, Nepal, Paquistão, Rússia, Tajiquistão e o Vietname. A superfície do país delimitada de seus vizinhos por fronteiras geológicas e não por fronteiras criadas politicamente. Ao leste e ao sudeste pelos oceanos (Mar Amarelo, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, ao sul, ao sudoeste, oeste; e ao noroeste, pelo Maciço Montanhoso e, ao norte, por estepes e desertos.

Idioma:
O idioma oficial é o mandarim. Além deste, são falados ainda os dialetos cantonês, xian, hakka e línguas, tais como: o tibetano e o mongol. Inglês é compreendido nos hoteis ou nas lojas.
Geografia: O desvenvolvimento histórico-politico do território chinês foi determinado também por suas fronteiras geológicas. Uma óbvia fronteira natural de seu território, ao primeiro relance, está nos mares ao leste e ao sudeste (Mar Amarelo, Mar da china Oriental e o Mar da China Meridional); ao sul, sudoeste, oeste e noroeste, por altas montanhas e ao norte, por estepes e desertos.

A China, com uma superfície de cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados, é aproximadamente tão grande quanto os E.U.A. ou à Europa até aos Urais. E, portanto, a morfologia, as condições climáticas e as condições de vida humana nas mais diversas regiões do país são muito diferentes.

Clima:
O clima continental, com invernos frios e verões quente, ao oeste e norte; e ao oeste e tropical até subtropical ao sul. Somente o Tibete possui um clima de montanha.

Montanhas e rios:
Os rios mais importantes são o Yang-Tzé (também conhecido como rio Azul) e o Huáng Hé (rio Amarelo), além do Mecongue, o rio das Pérolas, o Bramaputra e o Armur. Devido à topografia do país, a maioria dos rios fluem de oeste para leste, isto significa que, das regiões com pouca chuva e muito altas para as regiões com muita chuva e mais baixas.

Capital:
Pequim (em chinês 北京; em pinyin Běijīng) é capital da República Popular da China e sua segunda cidade mais populosa. Pequim, cujo nome em mandarim significa capital do norte, durante séculos, foi a maior cidade do mundo; hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida, o palácio dos imperadores chineses desde o século XV. Foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911. Por esta sua história de 3.000 anos, possui uma rica herança cultural. Não se deve perder e também por ser interessante para os turistas: a Tian'anmen (Praça da Paz Celestial), a cidade proibidade com o palácio imperial, o palácio de verão e os inúmeros templos.

Imperdível:
Também a maior construção criada pela mão humana encontra-se na China: "Wànlĭ Chángchéng" (10.000 Li comprimento da muralha) com mais de 6300 km é uma outra atracção turística do Reino do Meio. O nome, em chinês, comporta também uma medida - 10.000 Li, que correspondem a cerca de 575 metros. Mas como a palavra chinesa para 10.000 também significa interminável, a tradução do nome poderia ser “ inacreditavelmnete longo muro”. A parte mais popular é em Badling, pois poder ser rapidamente acedida por autocarro e por comboio a partir de Pequim.

Religião:
A República Popular da China é um estado ateísta. Actualmente, a maioria dos chineses não professam nenhuma confissão. Não há estatística quanto à religião na China.

Cidades
:
Xangai, Wuhan, Xongqing, Xian, Chegdu, Tianjin, Sheniang, Harbin.