Canadá (CA)


O Canadá é um país na América do Norte que faz fronteira com os Estados Unidos. Ele ainda condivide igualmente suas fronteiras marítimas com a Gronelândia que pertence à Dinamarca e com as Ilhas de São Pedro e Miquelão, que pertencem à França. Politicamente, o Canadá é uma monarquia parlamentar, parte do Commonwealth (após 1931). A população deste vasto país concentra-se sobretudo em grandes aglomerações. O Canadá caracteriza-se por sua diversidade étnica, linguística e cultural; e, para mantê-la, o país é organizado em uma federação, como o modelo do mosaico de culturas, do «melting pot». No entanto, tanto o desejo crescente de independência de Quebec do resto do Canadá inglês, como todas as revindicações dos indígenas caracterizam a sociedade canadense.

Geografia:
Com uma superfície de 10 milhões de km², o Canadá é o segundo maior país em superfície do mundo. Ele possui igualmente as maiores reservas de água potável do planeta. É fronteiriço com os Estados Unidos (ao sul e ao oeste com o Alasca). Também é margeado pelo Oceano Pacífico e pelo Oceano Árctico. E, finalmente, condivide suas fronteiras marítimas com a Gronelândia. Uma grande parte do país é coberta por lagos, rios e florestas e, também, por montanhas, planícies e mesmo por um pequeno deserto. As pradarias concentram-se nas Províncias de Manitoba, Saskatchewan e em certas regiões de Alberta. Estas regiões são consideradas o celeiro do país. Ao oeste da região das pradarias, a cadeia de montanhas «Rocky Mountains» e o Oceano Pacífico dominam a paisagem. Ao leste, encontramos, entre outras coisas, a Queda do Niagara. O Escudo Canadiano, com cerca de 2.5 milhões de anos, ocupa a maior parte do norte canadiano. A Região Árctica, no grande nordeste, é caracterizada pelo gelo permanente e pelas paisagens de tundra. A maior ilha do país é Baffin. O leste do país é dominado pelo Rio São Lourenço que passa pela planícies da Baía de Hudson, caracterizando as paisagens do norte do país. É ao norte desta região que se encontra o arquipélago antárctico-canadiano. A península mais setentrional é a de Boothia.

Montes e rios:
O ponto culminante do Canadá é o Mount Logan, com cerca de 5.959 m; seguido pelo Mount St. Elias (5.489 metros) e pelo Mount Lucania (5.226 m). O maior rio do país é o Mackenzie que corre por 4.241 metros, seguido pelo Rio S. Lourenço, com 3.058 km. O principal lago canadiano é o Lago de Huron, que ocupa cerca de 36.000 km²; o Lago Superior, por sua vez, ocupa cerca de 28.000 km².

Clima:
O Canada possui diferentes zonas climáticas. Ao norte, o clima é polar (as temperaturas podem cair até -40º). No interior do país, o clima é continental, com invernos frios e verões quentes e com chuvas moderadas. Na costa atlântica, as temperaturas sãos frescas por causa da Corrente do Labrador. Seis meses do ano, a Baía de Hudson e a Costa do Labrador são presas por gelo. Nas regiões da costa atlântica, ao contrário, há um clima ameno, mas pluvioso.

Idioma:
No Canadá, há duas línguas oficiais: o inglês e o francês, falado sobretudo no Quebéc.

Saúde e vacinações:
O sistema de saúde são excelentes. Os tratamentos médicos deverão ser pagos antecipadamente em espécie e, portanto, são caríssimas para os estrangeiros. Portanto, recomendamos que o viajante faça um seguro-saúde que assegure o tratamente local, bem como o repatriamento médico aéreo, se necessário.

Entrada no país:
É necessário portar um passaporte com validade de até 6 meses. Não é necessário visto para permanências até 6 meses. Caso se viaje com menores, por favor dirija-se à representação diplomática canadiana responsável pela zona de sua morada. Informações adicionais relevantes são fornecidas nos sítios das autoridades competentes.

Meios de transporte:
Air Transat e Air Canada oferecem inúmeros voos internacionais e domésticos. Os Aeroportos de Québec, Toronto, Montréal, Calgary, Edmonton, Halifax e Vancouver são importantes aeroportos internacionais. Face às grandes e consideráveis distâncias, o transporte aéreo doméstico desempenham um papel igualmente importante. Numerosas companhias aéreas oferecem voos domésticos, entre as quais: Air Canada, Air BC, Air Canada Jazz, Horizont Air, Air Alliance, Air Ontario, Air Creebec, Air North, Bearskin Airlines, Canadian North e Air Inuit.

Capital:
Ottawa é a capital do Canadá. Toronto e Québec são equidistante da mesma. Ottawa possui cerca de 812.000 habitantes que chegam a 1.5 milhões, caso se conte toda a área metropolitana. A atração mais famosa desta cidade, que vive substancialmente de atividades que giram em torno do governo, é a colina do Parlamento, onde estão a Câmera e o Senado. Entre os vários museus, indicamos o «Canadian Museum of Civilization», o «Canadian War Museum», a «National Gallery of Canada», o «Canada Aviation Museum». Para aqueles, à busca de emoções, não se deve perder as excursões organizadas em canoas pelas corredeiras do Rio Ottawa.

Toronto é maior cidade do Canadá, com cerca de 2.5 milhões de habitantes que chegam até 5.5, em se contando a área metropolitana. É o centro económico e financeiro do Canadá e também uma jovem cidade universitária, com 3 universidades. A cidade é um mar de luzes e repleta de arranha-céus. Entre as atrações de Toronto encontram-se: a torre panorâmica CN Tower, com 553 metros; a Casa Loma (um edifício em estilo europeu, hoje convertido em um museu); a Allen Lambert Galleria e Heritage Square; o Flatriron Building; o Teatro da Ópera Roy Thomson Hall; o estádio coberto Roger Centre que comporta até 54.000 espectadores; o parque de divertimentos Paramount Canada's Wonderland; e o Zoológico.

Montréal é a segunda maior cidade do Canadá, que se encontra na província francófona de Québec. Toda a área metropolitana conta com cerca de 3.7 milhões de habitantes. Foi fundada em 1642 pelos franceses em uma ilha no rio de S. Lorenço e Ottawa se conjuminam. Aconselhamos um passeio no centro, ao longo Rue St. Catherine, com suas lojas, cafés e restaurantes. Seguramente curiosamente é a cidade subterrânea construída para se fugir ao frio durante o inverno. A poucos metros do centro tem o Parque Mont Royal, de onde a cidade recebeu seu nome. Ainda pode-se admirar a basílica neogótica de Notre Dame, situada na cidade velha; o museu de arte contemporânea; o museu de belas artes; o imponente estádio construído por ocasião das Olimpíadas de 76; o jardim botânico, que abriga cerca de 22.000 espécies de plantas e inclui também um estupendo jardim japonês.

Vancouver é uma das maiores cidades canadianas: em sua área metropolitana habitam a cerca de 2.2 milhões. Vancouver encontra-se na costa ocidental, no Oceano Pacífico e está a cerca de 45 km dos Estados Unidos. É uma cidade extremamente multicultural, com uma minoria de chineses (30%). Próximo à cidade encontra-se a montanha «Grouse Mountain», onde se pode praticar o esqui e o «snowboard», graças às boas estruturas esportivas. Imperdíveis são a «Vancouver Art Gallery», a «Christ Church Cathedral»; e a «Vancouver Opera», onde se apresenta a «Vancouver Symphony Orchestra». Aconselha-se a visita à cidade aos amantes da música: a vida musical em Vancouver é muito viva, sobretudo o rock alternativo e alguns artistas como Bryan Adams iniciaram em Vancouver nesta carreira.

Imperdíveis:
O Canadá não oferece simplesmente a vida urbana, mas pode-se emergir em uma natureza não-contaminada. Em Terra Nova e Labrador, pode-se fazer excursões em barco ou em caiaque para avistar as baleias que sobem à superfície para respirar. As baleias também podem ser observadas na costa, contudo sem tanta emoção.

As famosas Cataratas do Niagara encontram-se a cerca de 130 km do centro de Toronto. Elas possuem a forma de uma ferradura de cavalo, com cerca de 800 metros de largura e 52 metros. As cataratas podem ser vistas, na parte superior, no mesmo nível do lago. Pode-se também fazer um passeio em barco até aos pés da mesma, protegidos contra as águas e armado de coragem. A potência das cascastas é enorme: suas corredeiras fluem, no entanto, numa fração de sua capacidade por meio de desvios. Se esta medida não fosse tomada, o rio subiria vários metros em poucas horas e as cataratas perderiam cerca de 3 metros ao ano. Esta água é usada para a produção de eletricidade.

Religião:
A religião principal é o catolicismo, praticado por cerca de 45% da população, seguido pelo protestantismo, praticado por 25% da população; ainda há minorias religiosas como hebreus, mulçumanos, budistas e hindus.

Cidades principais:
Toronto, Montreal, Hamilton, Vancouver, Quebec City, Ottawa, Calgary, Edmonton, Winnipeg.

Os voos regulares e baratos preferidos de e para Canadá / CA



8 Voos semanais Com Air Canada, Avianca Brazil




122 Voos semanais Com Porter Airlines, Delta Air Lines




4 Voos semanais Com Azores Airlines, Air Transat, Air Canada, Deutsche Lufthansa, United Airlines

7 Voos semanais Com TAP Air Portugal, Air Transat, Air Canada, United Airlines, Deutsche Lufthansa, Azores Airlines

8 Voos semanais Com Air Canada, Avianca Brazil