Cabo Verde (CV)


Cabo Verde é um arquipélago que encontra-se no Oceano Atlântico, na costa ocidental da África, sendo formado por dez ilhas dividas por Sotavento e Barlavento, ocupando uma superfície de 4.033 km².

Geografia
:
A República de Cabo Verde dista cerca de 550 km da costa do Senegal. Ao todo e 15 ilhas vulcánicas compõem o arquipélago, das quais somente 9 são habitadas. Às ilhas Barlovento contam as ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista e as ilhas inabitadas de Santa Luzia, Branco e Raso. E às Sotovento contam as ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava, bem como o grupo de ilhas inabitadas de Ilhéus do Rombo.

Montanhas e rios
:
A maior montanha do arquipélago é o vulcão Pico de Fogo, com uma altura de 2.839 metros, na homónima ilha Fogo.


Clima e melhor época para visitar
:
O clima nas ilhas de Cabo Verde é o ano inteiro muito humido. As temperatura diárias variam de acordo com as condições dos ventos, entre 20 e 30 graus celsius. As precipitações são raras e, em maioria, entre agosto e setembro.

Idioma:
O idioma oficial é o português. Os nativos falam o criolo. Nos centros turistos, entende-se também o inglês e o francês.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Recomendam-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Em todos os centros turísticos estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação de Cabo Verde em casos de emergência. Além disto, é aconselhável beber água mineral engarrafada e evitar consumir alimentos que se vendem nos postos ambulantes; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um kit de medicamentos consigo.

Entrada no país:
Aos cidadãos nacionais exige-se um visto de turista, que deverá ser requerido antes do início da viagem, na secção consular da Embaixada de Cabo Verde, em Lisboa. Para a emissão do visto de turista, deverão ser apresentados os seguintes documentos: passaporte válido pelo menos 6 meses; 1 fotografia tipo passe; 1 formulário disponível na secção consular. Os vistos devem ser utilizados dentro de 180 dias a contar da data da emissão.
Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao consulado ou no seguinte enlace: http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/ ou Embaixada da Republica de Cabo Verde - Serviços Consulares - Avenida do Restelo, n° 33, 1449-025 - Lisboa - Tel.: +351 213 041 440 - Fax: +351 213 041 466 - e-mail: consulado@embcv.pt

Chegada e prosseguimento da viagem:
Actualmente, tanto a companhia aérea nacional TACV (VR) quanto a TAP Air Portugal (TP) oferecem voos directos de Lisboa (LIS) para Praia (RAI), São Felipe (SFL), São Nicolau (SNE) e São Vicente (VXE). Também para o aeroporto internacional na Ilha do Sal há voos directos de Lisboa através da TAP e da TACV. A ligação com as restantes ilhas do arquipélago ( é feita através de voos internos da TACV, com excepção da ilha da Brava e Santo Antão, cuja única ligação é por via marítima. A ilha de Santo Antão tem ligação diária a S. Vicente por ferry-boat.
A rede rodoviária oferece bastantes deficiências. Nas ilhas de Santiago, S. Vicente, Sal e Santo Antão têm vindo a ser construídas algumas boas estradas nos principais eixos rodoviários.

Capital:
A capital de Cabo Verde é Praia, na ilha de Santiago, com 70.000 habitantes. É o centro económico de todo o arquipélago e, próximo à Praia, encontra-se também o aeroporto internacional e algumas praias. Santiago é também a maior ilha do arquipélago e a mais habitada - é uma das ilhas sob o vento. Santiago tem origens vulcânicas e um centro montanhoso é muito chuvoso e as regiões costeiras são secas e parecidas a um deserto.

Atrações turísticas e praias:
Santo Antão é a segunda maior ilha do arquipélago e pertence ao grupo das ilhas sobre o vento. Esta ilha é muito montanhoso e conhecida por suas montanhas com vales formados por erosão ao norte. Santo Antão é a ilha turística mais procurada e oferece maravilhosas estradas para caminhadas e praias inesquecíveis. Característico para Santo Antão é que é a mais verde de todas as ilhas e também a que possui mais árvores.

Também muito conhecida é a Ilha do Sal. Ela pertence ao grupo de ilhas sobre o vento e oferece 350 dias de sol ao ano. Graças ao constante vento de nordeste, esta ilha é um dos destinos mais procurados para surfistas. Mas os mergulhadores também aproveitam a ilha; algumas partes da costa são cobertas por corais e pode-se também observar peixe-papagaio, barracudas, moreias e, com um pouquinho de sorte, também Baleias azuis e golfinhos.

A cidade portuária de Mindelo, na ilha de São Vicente, merece também ser visitada. Este porto serve como ponto de atracação de navios-cruzeiros e Mindelo também é conhecida por seu carnaval colorido, muito parecido com o carnaval brasileiro. Todo o local luz por suas casas maravilhosas no período colonial e em 2.003 foi a capital da cultura dos países de língua estrangeiras.

Brava é a menor das ilhas habitadas. Ela está apenas a algumas horas de ferry de Fogo e, do ponto de vista paisagístico, oferece as melhores possibilidades para caminhada em toda a Ilha de Cabo Verde.

Religião:
80% da população é católica; além disto, há 10% de protestantes e além disto, há mórmãos e testemunhas de Jeová.

Cidades
grandes e acomodação:
Praia, Mindelo, Santa Maria, Pedra Badejo e São Filipe.

Os voos regulares e baratos preferidos de e para Cabo Verde / CV

17 Voos semanais Com Etihad Airways, TAP Air Portugal, Turkish Airlines, TACV Cabo Verde Airlines, Azores Airlines

11 Voos semanais Com TACV Cabo Verde Airlines, Turkish Airlines, TAP Air Portugal, Etihad Airways, Azores Airlines





7 Voos semanais Com Turkish Airlines, TAP Air Portugal




16 Voos semanais Com Etihad Airways, TAP Air Portugal, Turkish Airlines, TACV Cabo Verde Airlines, Azores Airlines


7 Voos semanais Com TAP Air Portugal

13 Voos semanais Com TAP Air Portugal, TACV Cabo Verde Airlines, Turkish Airlines, Etihad Airways, Azores Airlines





5 Voos semanais Com TACV Cabo Verde Airlines

8 Voos semanais Com TUI Airlines Nederland, Transavia Airlines