Brunei (BN)


  • Land Brunei
  • Continente: Ásia
  • Área: 5,770 km²
  • Habitantes: 372,361
  • Capital: Bandar Seri Begawan
  • Código ISO: BN
  • Idioma oficial: malaio, inglês
  • Prefixo: +673
  • Moeda: dólar de Brunei
  • Matrícula automóvel: BRU
  • Outras denominações: Negara Brunei Darussalam
  • Rotas de Brunei: 243
  • Rotas para Brunei: 282
  • Aeroportos mais procurados: Bandar Seri Begawan (BWN)
  • Cidades grandes: Bandar Seri Begawan, Kuala Belait, Seria, Tutong, Bangar, Tempuan Ugas, Temada, Tangki Ayer, Sukang Hilir, Sukang, Rumah Supon, Rumah Samawa, Rumah Bawang Grang, Rasau, Rampayoh
  • Companhia com sede em Brunei: Royal Brunei Airlines

Brunei, que significa Residência da Paz, é um país na costa noroeste de Bornéu, às margens do Mar da China Meridional. Este pequeno país é formado por duas partes, que fazem fronteira com a Malásia.

Geografia:
O relevo do sultanato é ocupado principalmente por uma área selvagem, ocupado por vários rios. A maioria das pessoas vive nas colinas da costa. Há também pântanos e intransponíveis, que encontram-se principalmente no oeste e nordeste.

Montanhas e rios:
O Monte Bukit Pagon é pico culminante de Brunei, com 1.850 metros de altura e está directamente no extremo sudoeste, na fronteira com a Malásia. O maior rio do país é o Sungal Belait, com 580 km de cumprimento, que corre em sentido norte e desemboca no Mar da China Meridional.

Clima:
O clima de Brunei, devido à sua proximidade com o Equador, é constantemente úmido e tropical. As temperaturas médias diárias ficam a cerca de 27° C. À noite não há arrefecimento ou só muito levemente. Precipitações podem ocorrer durante todo o ano, mas o período de chuvas em Brunei é entre Setembro e Janeiro, quando não recomendamos visitar o sultanato.

Idioma:
O idioma oficial é o malaio; o inglês é ensinado nas escolas. Com relação a isto, se tiver conhecimentos de inglês, não haverá problema algum. Além destes idiomas, são compreendidos e falados o mandarim e o dialecto chinês han.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Não há possibilidade de contracção de malária no Brunei. Por favor, Por favor, tenha atenção para o facto de que durante a “estação das secas”, em Calimantan e Sumatra, dão-se muitas queimadas da floresta tropical. Com isto, pode haver irritação das vias respiratórias.Para pessoas com problemas circulatórios e cardíacos e pessoas idosas, recomendamos que informem-se atempadamente, antes de visitar determinadas regiões do país. Somente em grandes cidades e em centros turísticos estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação de Brunei ou a transferência para um outro país, em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.

Entrada no país:
Os cidadãos nacionais deverão apresentar para a emissão do visto de turista o seu passaporte com validade mínima de seis meses. Para maiores informações sobre recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao consulado ou no seguinte enlace: http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/ ou http://www.mfa.gov.bn/visainformation/visaarrangements.htm

Chegada e prosseguimento da viagem:
Atualmente só há voos nonstop directamente de Frankfurt (FRA) e Londres (LHR), oferecidos pela Royal Brunei Airlines (BI). Todas as outras companhias aéreas, tais como a Lufthansa (LH), a Thai Airways (TG) ou a Singapore Airlines (SQ) oferecem voos com escala em Bangkok (BKK) e Singapura (SIN). De Lisboa (LIS), há voos oferecidos pela KLM (KL) em codeshare como a Royal Brunei Airlines (BI) com escalas em Amsterdão (AMS), Singapura (SIN) ou Kuala Lumpur (KUL); pela British Airways (BA) em codeshare com a Royal Brunei Airlines (BI) via Londres (LHR) e Singapura (SIN).

Capital:
A capital Bandar Seri Begawan tem cerca de 700.000 habitantes. É o centro económico e cultural do sultanato. Está na desembocadura do Rio Limbang, às margenes do Mar da China Meridional e possui vários mercados, maravilhosos parques e muitos museus. Sem dúvida a atração turística mais importantes e imponente da capital é a mesquita Omar Ali Saifuddien. Encontra-se em uma laguna artificial e foi construída completamente com mármore italiano. As atrações principais da mesquita é o mosaico veneziano formado por cerca de 4 milhões de pedrinhas, na nave principal, de onde ergue-se o minarete dourado a 54 metros. Outras atrações são o museu de geografia de Brunei, o aquário Hassanl-Bolkiah e o parque Tasek, com sua cascata pitoresca. Não se deve esquecer de visitar a aldeia em palafitas de Kapong Ayer. Esta aldeia sobre as águas do Rio Limbang. Está ligada ao centro pela ponte de madeira e para o táxi de água: numerosos percursos delimitados pela palafitas de madeiras formam-se junto à ponte um complexo de labirinto, tornando Bandar a Veneza da Ázia. Recomendamos uma visita ao parque nacional Wasai-Kanal, a 12 km da capital, aos que amam a natureza. Neste parque, encontram-se numorosas cascatas, ao seguir-se as placas de sinalização. Há muitas opções para tomar banho, próximo de Bandar Seri Begawan - são as praias de Meragang, Muara e Serasa. Serasa é especialmente procurada por surfistas.

Atrações turísticas e praias:
Brunei possui uma zona com floresta tropical intacta na terra-firme malaia. É uma zona muito bonita, com várias trilhas, ligadas entre si por pontes - está em Selirong. Aqui também pode-se fazer excursões de barco para admirar-se a natureza importante e também prosseguir pelo Belait, rio acima, para visitar o Punan. Esta tribo vive a há mais de seculos, isolada da civilização, nas florestas tropicais de Bornéu e possuem ritos tradicionais. Outra região da floresta tropical que vale a pena ser visitada é o «Sungai Liang Forest Recreation Park», «Batang-Duri-Park» ao longo do Rio Temburong, o «Batu Apoi Forest Reservat», «Wasei Wong Kaddir», o «Kuala Belalong Mini Park», o «Batang Duri Park«, bem como o Pradayan Recreational Park, onde pode-se ter uma vista panorámica maravilhosa do mar da China, a partir do monte Bukit Peradayan, com 410 metros. O Brunei também possui muitas praias, dentre as quais recomendamos a Patai seri Kenengan, Jerudong e Lumut, onde pode-se inclusive mergulhar.

Religião:
A maioria da população do sultanato é 70% de muçulmanos. Além destes, há ainda 15% de budistas, 10% de cristãos e cerca de 5% de minorias taoístas.

Cidades:
Bandar Seri Begawan, Kuala Belait, Pekan Tutong, Bangar e Kampong Ayer.