Bélgica (BE)


A Bélgica é uma monarquia parlamentar, na Europa Ocidental, dividida em três regiões: a região de Flandres, a região da Valónia e a região de Bruxelas. Com os Países Baixos e Luxemburgo, a Bélgica compõe o BENELUX. Este país está confinado pela Alemanha, pela França e pelo Mar do Norte.

Geografia:
A Bélgica tem duas grandes regiões geográficas diferentes: no norte, em Flandres, há uma ampla planície que não ultrapassa aos 100 metros. Ao sul, na Valónia, há uma paisagem mais colinosa, principalmente nas montanhas das Ardenas, onde está a maior elevação do país, o Botrange com 694 metros. O rio mais longo da Bélgica é o Schelde, que nasce na França e atravessa a Bélgica por 200 km. Ele passa por Antuérpia e desagua nos Países Baixos, no Delta do Reno e do Maas. O maior lago do país é o lago de la Plate-Taille que ocupa cerca de 370 hectares.

Clima:
Na Bélgica domina, principalmente, um clima ameno, marcado por invernos amenos com temperaturas em torno de 7° C e verões quentes, com temperaturas em torno de 25°C. Nas regiões costeiras o clima é muito húmido e com nevoeiros. A temperatura altera muito rapidamente. O verão, frequentemente, traz fortes tempestades. Nas Ardenas, no entanto, domina completamente o clima de montanha, com queda de neve regular.

Idioma:
A Bélgica possui três línguas oficiais: holandês, francês e alemão, que estão divididas diferentemente. Na região ode Bruxelas, dominam o francês e o holandês; no norte flamengo, o holandês; e no sul valão, o francês. Estima-se que 1% da população (a minoria) seja falante de alemão; 60% seja falante de holandês ; e 40% seja falante de francês.

Capital:
Bruxelas, capital da Bélgica desde 1830, está no centro da região homónima e possui cerca de 145.000 habitantes. É sede do Conselho Europeu e da Comissão Europeia. Esta cidade abriga mais de 1.000 instituições europeias e internacionais, de modo que é frequentemente denominada a capital da Europa. A população de Bruxelas é composta por 30% de estrangeiros, o que lhe confere um carácter cosmopolita. Se em Bruxelas é escrita a história atual e futura da Europa a cada dia, esta cidade tem um passado glorioso, que faz-se notar em sua arquitectura magnífica, iniciando pela Grand Place (desde 1988 declarada pela UNESCO como património cultural da humanidade). E, com razão, a Grand Place é considerada uma das praças mais bonitas do mundo. A imponente cámara municipal é originária do século XV, em estilo gótico. Está ladeada por vários outros edifícios, originários em sua maioria no século XVII, com suas fachadas barrocas. Bruxelas também é conhecida como a capital da Arte Nova e do Jugendstil, com construções tais como o Palais Stoclet, na Avenue de Tervueren 281, feito pelo arquitecto vienense Josef Hoffmann. Algumas peças de seus interiores foram feitas por Gustav Klimt. Este palacete é também parte da lista de patrimónios culturais da humanidade da UNESCO, igualmente a casa de Victor Horta, que deixou inúmeros edifícios espalhados por Bruxelas. A Horta Haus também é um museu. O edifício mais significativo da arquitectura contemporánea de Bruxelas é o Atomium. Esta escultura de 102 metros de altura, em que se pode entrar, foi construída em 1958 para a Exposição Mundial e, após a qual, deveria ser destruída. No entanto, esta obra tornou-se tão popular e actualmente é um ímã de turistas.
Bruxelas não oferece tão-somente tesouros arquitetónicos, mas também uma vida cultural muito intensa a todo turista. Entre muitas, estão os teatros (o Théâtre de la Monnaie) e museus de todo o tipo, tais como o Museu Real de Arte, o Museu das Armas ou o Museu dos Quadrinhos.

Atrações turísticas:
Antuérpia, no norte do país, encontra-se na região homónima em que se fala o holandês. Esta cidade conta com cerca de 460.000 habitantes. Sua localização, às margens do rio Escalda (holandês: Schelde; francês: Escaut) tornou-lhe possível transformar-se em um dos portos mais importantes da Europa Central e Ocidental. É considerada também uma das mais importantes bolsas de diamantes do mundo. Além da Bolsa e do Museu de Diamantes, cerca de 1.600 firmas estabeleceram-se ali. Tal como Bruxelas, Antuérpia possui também uma magnífica Grand Place com fachadas em estilo gótico, renascentista ou barroco que foram um conjunto arquitetónico impressionante. A cámara municipal, por exemplo, foi construída no século XVI em estilo renascentista. A torre da catedral de Antuérpia eleva-se a 123 metros sobre a Grand Place. Sua construção iniciou-se em 1.352. Esta catedral é um exemplo maravilhoso de arquitectura gótica e abriga duas pinturas de Rubens: Elevação da Cruz”, e «A descida da Cruz», que é originário da cidade. A cidade também oferece interessantes museus, entre os quais, o Museu Real de Belas Artes e o Museu da Navegação em Steen, um antigo castelo do século IX. Os amantes da Arte de Rubens não devem perder uma visita à casa de Rubens. Em sua residência, projectada e planeada por ele mesmo, encontrava-se seu atelier até sua morte em 1640. Ali estão expostas cerca de 10 de suas obras. O Zoológico de Antuérpia goza de grande popularidade por suas quase 500 espécies e, por isto, recebe anualmente cerca de 1,3 milhões de visitantes.

Bruges encontra-se em Flandres Ocidental, onde fala-se o holandês. Tem cerca de 120.000 habitantes. Frequentemente é denominada como a “Veneza do Norte”, devido aos seus incontáveis canais. O auge de Bruges foi entre os séculos XII e XV - principalmente devido à manufactura de tecido e ao comércio com outros portos importantes, tais como Londres, Génova ou Veneza. Ao final da Idade Média Bruges era a cidade mais rica na Europa Setentrional.

Cidades:
Bruxelas, Genta, Antuérpia e Bruges.

Os voos regulares e baratos preferidos de e para Bélgica / BE


5 Voos semanais Com Brussels Airlines, TAP Air Portugal

6 Voos semanais Com TUI fly Belgium, Brussels Airlines

69 Voos semanais Com British Airways, Japan Airlines, American Airlines


35 Voos semanais Com TAP Air Portugal, Brussels Airlines, Ethiopian Airlines, Finnair, ANA All Nippon Airways





35 Voos semanais Com TAP Air Portugal, Finnair, Brussels Airlines, Etihad Airways



2 Voos semanais Com Brussels Airlines, TUI fly Belgium




4 Voos semanais Com TUI fly Belgium, Brussels Airlines