Turquia (TR)


A Turquia, oficialmente Türkiye Cumhuriyeti, compartilha suas fronteiras com a Grécia e a Bulgária ao noroeste; com a Geórgia ao nordeste; com a Arménia, o Azerbeijão e o Irão, ao leste; o Iraque, ao sudeste e a Síria, ao sul. E ainda é banhada ao norte pelo Mar Negro; ao noroeste, pelo Mar de Mármara; ao oeste pelo Mar Egeu; e ao sul pelo Mar Mediterrâneo. A Turquia é uma república laica, fundada em 1923 por Mustafá Kemal Pascha «Atatürk», o fundador da Turquia.

Geografia:
A Turquia divide-se nas seguintes regiões geográficas: Região do Mar de Mármara; Região do Egeu; Região do Mar Negro; na Anatólia Central, Oriental e Sudeste; e nas regiões do Mediterraneo. No Planalto da Trácia, ao oeste do Bósforo, o Rio Meriç faz fronteira com a Grécia. Ao leste do Bósforo encontra-se o Mar de Mármara, que separa a Europa da Ásia e o Mar Egeu do Mar Negro. O Estreito de Dardanelos estende-se até ao Mar Mediterraneo.

Montanhas e rios:
As montanhas mais altas da Turquia são: o Ararat (Büyük Ağrı Dağı, 5.165 m, o local lendário onde se supõe a existência da Arca de Noè); o Buzul Dağı (4.116 m); o Süphan Dağı (4.058 m); o Pequeno Ararat (Küçük Ağrı Dağı 3.925 m); o Kaçkar Dağı (3.932 m); o Erciyes Dağı (3.917 m); e o Uludağ (2.543 m).

Ao pé do Maciço de Uludağ encontra-se a cidade de Bursa, muito conhecida por suas fontes termais. A Região do Egeu é igualmente marcada por colinas e estende-se pela costa ocidental, entre Çanakkale e Bodrum. Com suas muitas construções antigas que remontam ao tempo da colonização grega, esta região é uma das que possui a melhor infra-estrutura destinada ao turismo. A costa setentrional da Turquia é banhada pelo Mar Negro. Seu relevo montanhoso, com grandes florestas, é caracterizado por um clima ameno e húmido. A Região Central da Anatólia compreende os planaltos da Anatólia com o lago salgado de Tuz Gölü e cadeias de montanhas, cujos cumes chegam à quase 3.900 metros de altura. O interior da Anatólia é caracterizado por estepes, por verões quentes e secos e por invernos frios. A Região do Mediterrâneo é delimitada pelos Montes Taurus, ao norte, e pelos Montes Amanos (Nur Dağları) ao leste. Na Região Sudeste da Anatólia correm os rios Eufrates e Tigre entre os Montes Tauro em direção à Síria e Iraque.

Idiomas:
O idioma oficial é o turco. Ao sudeste da Turquia fala-se também o curdo. Nas cidades e centros turísticos, fala-se o alemão, o francês, o inglês ou o italiano.

Clima e melhor época para viajar:
Na Turquia há várias zonas climáticas devido à sua grande extensão territorial. Nas Regiões do Mar de Mármara, do Egeu, do Mediterrâneo predomina um clima mediterrâneo, com verões longos e quente e invernos amenos. Na Região do Mar Negro, os verões são quentes e os invernos amenos, mas com mais precipitações do que em outros sítios. Na Anatólia Central e Oriental, as temperaturas durante o verão podem alcançar os 42º Graus. O clima na costa é mais agradável que no interior, para onde aconselham-se viagens na primavera e no outono. Em Ancara, as temperaturas médias variam entre -4ºC e 30ºC. Em Istambul, mesmo durante o verão, as temperaturas não são elevadas.

Entrada:
Os cidadãos nacionais necessitam de um visto. Se o passageiro for apenas por motivos turísticos, é suficiente portar o passaporte com validade mínima de 6 meses antes da viagem. O período de permanência permitido, em geral, é de 3 meses. Para viagem de menores, recomenda-se que o passageiro contacte o setor consular da Embaixada da Turquia e informe-se no sítio http://www.embaixadaturquia.pt/vistos.htm.

Saúde e vacinações:
O sistema de saúde em geral é bom, mas sempre que possível, recomenda-se dirigir-se às clínicas privadas para cuidados médicos. Nas regiões distantes dos grandes centros urbanos, as infra-estruturas sanitárias deixam muitas vezes a desejar. Recomenda-se ao passageiro fazer um seguro privado de saúde que cubra as despesas de tratamentos de saúde no local e também as de repatriamento por via aérea a se necessário. Além disto, o passageiro deverá levar um kit de primeiros socorros e ter cuidado com os alimentos vendidos em estabelecimentos ao longo das autoestradas.

Chegada e prosseguimento da viagem:
Dentre os 14 aeroportos internacionais turcos, os mais importantes são: o Aeroporto de Ataturk, em Istambul; o Aeroporto Sabiha Gökçen; o Aeroporto de Antália; o Aeroporto de Esmirna-Adnan Menderes; e o Aeroporto de Ancara-Esenboğa. Por sua localização geográfica, nó do tráfego aéreo, entre a Ásia e a Europa é uma importante fonte de receitas.

Capital:
Ancara, a capital da Turquia, encontra-se na Anatólia Central. Nesta região predomina um clima continental rígido e seco, com verões quentíssimos e invernos frios e nevosos. Por ser uma cidade relativamente jovem, somente poucas atrações turísticas encontram-se em Ancara, dentre as quais: as ruínas do Templo de Augusto, as termas e a coluna de Juliano, a «Kocatepe Camii»(Mesquita de Kocatepe ), a «Hacibayram camii» (Mesquita de Hacibayram); Anitkabir (o Mausoléu de Kemal Ataturk); a torre de televisão de Atakule; o Museu das Civilizações da Anatólia, aos pés da cidadela e o primeiro parlamento republicano, diante do hotel histórico, «Ancara Palas», no bairro de Ulus.

Monumentos e atrações:
Entre as belezas da Turquia incluem-se: Saray Topkapi, em Istambul, a ex-residência do sultão e sede do governo; Hagia Sofia/Santa Sofia; l’İshak Paşa e a cidade de Tróia. A costa sul, conhecida como Riviera Turca, é o centro turístico dedicado àqueles que desejam fazer férias à beira-mar, mas também a costa do Mar Egeu não deve ser esquecida. Fethiye é uma outras estância balnear, famosa por suas baías e praias. Muitas localidades turcas constam da lista dos patrimónios da humanidade da UNESCO, como o parque nacional de Goreme e os sítios rupestres da Capadócia, a grande mesquita e o hospital de Divrigi, as zonas histórias de Istambul, as ruínas de Hattusa, o santuário monumental do Monte Nemrut, as ruísnas da antiga cidade de Xanatos, o Santuário de Latona e, em suas proximidades, a cidade velha de Saftranbolu e as ruínas arqueológicas de Tróia. Até os dois parques nacionais foram declarados pela Unesco, como patrimónios culturais da humanidade. Na Anatólia, ainda encontram-se duas maravilhas do mundo: o templo Artêmis, em Éfesos e o Mauseoléu de Halicarnasso, na atual Bodrum.

Após visitar esses monumentos, aconselhamos aos visitantes aproveitar uma das praias na costa do Egeu, na costa sul do Mar Negro, com sua vegetação luxuriante.

Religião:
Cerca de 97% da população professa a fé muçulmana, sendo que 75% é sunita. E ainda há minorias de cristãos, judeus e yazidi.

Cidades principais:
Ancara, Esmirna, Bursa e Adana.

Os voos regulares e baratos preferidos de e para Turquia / TR