Ilhas Caimão (KY)


  • Land Ilhas Caimão
  • Continente: América do Norte
  • Área: 262 km²
  • Habitantes: 45,436
  • Capital: George Town
  • Código ISO: KY
  • Idioma oficial: inglês
  • Prefixo: +1345
  • Moeda: dólar das Caimão
  • Matrícula automóvel: nul
  • Outras denominações: Cayman-Inseln
  • Rotas de Ilhas Caimão: 301
  • Rotas para Ilhas Caimão: 540
  • Aeroportos mais procurados: Grand Cayman (GCM), Pequena Caimão (LYB), Caimão Brac (CYB)
  • Cidades grandes: George Town, West Bay, Bodden Town, East End, North Side, Half Way Pond, Half Moon Bay, Gun Bay, Frenchman's Fort, Head of Bay, Hell, High Rock Estates, Hutland, Knob Hill, Lambert House
  • Companhia com sede em Ilhas Caimão: Cayman Airways

As Ilhas Caimão são um território ultramarino britânico, diante de Cuba. São principalmente o destino de muitos mergulhadores, pois possuem maravilhosos recifes de coral e não têm comparação no mar das Caraíbas.

Geografia:
As três ilhas: Grande Caimão, Pequena Caimão e Caimão Brac fazem parte de uma cordilheira submarina de corais que extende-se de Cuba até ao Golfo de Honduras.

Montanhas e rios:
O Bluff é a maior elevação das ilhas Caimão, com 43 metros, em Caimão Brac.

Clima e melhor época para visitar:
As temperaturas diárias médias nestas ilhas tropicais são de cerca de 26° C. Este clima é favorecido pelos ventos alísios que ali sopram. Entre Maio e Outubro, pode-se esperar aguaceiros fortes, mas curtos. Além disto, a partir de Junho pode-se esperar os “ciclones”, que sempre deixam um rastro de devastação. Portanto, o melhor período para visita é entre Dezembro e Abril.

Idioma:
O idioma oficial é o inglês. Além deste idioma, há também o patois jamaicano, muito difundido na população.

Saúde e vacinação:
Recomenda-se a vacinação contra hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se igualmente roupas que cubram todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos que transmitem enfermidades viróticas. Em todas as partes estão assegurados bons serviços de assistência médica. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o mundo e que assegure explicitamente a repatriação das ilhas Caimão ou a transferência para um outro país, em casos de emergência. Além disto, recomendamos o consumo de água engarrafada; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes deverão ser cozidos. Visto haver perigo de infecção, deve-se portar também um pequeno kit de remédios consigo.

Entrada no território:
Os cidadãos nacionais deverão estar munido com passaporte, cuja validade mínima seja de seis meses, bilhete de retorno a Portugal e comprovação de meios para permanecer nas ilhas.
Para maiores informações a respeito de recentes determinações legais quanto à vacinas, entrada e segurança, informe-se junto ao consulado ou no seguinte enlace: http://www.gov.ky/portal/page?_pageid=1142,1592726&_dad=portal&_schema=PORTAL

Chegada e prosseguimento da viagem:
Actualmente, não há voos nonstop para as ilhas Caimão a partir da Europa. Todas as conexões para a ilha Grande Caimão (CGM) são com escalas, por exemplo, de Lisboa (LIS) há voos oferecidos pela US Airways (US) via Nova Iorque-Newark (EWR) e Charlotte (CLT); ou pela Air France (AF) em codeshare com a Delta Airlines (DL) via Paris (CDG) e Miami (MIA); ou pela British Airways (BA) em codeshare com a TAP Air Portugal (TP) via Londres-Heathrow (LHR).

Capital:
A capital das ilhas é George Town, na Grande Caimão. George Town tem cerca de 32.000 habitantes e é o centro cultural e económico das ilhas. Entre as suas atracções turísticas estão: o campanário, o museu marítimo e dos tesouros das Caimão e o museu McKee, que possui muitos tesouros de navios naufragados no século XVI. Não se deve perder de forma alguma a Pirate's Cave, em Bodden Town. Um sistema de cavernas subterráneas, em que muitos piratas encontraram protecção.

Atrações turísticas e praias:
As ilhas Caimão oferecem excelentes oportunidade para os mergulhadores. Os recifes de corais das Caimão são os mais bonitos das Caraíbas, que desde 1978 vêm a ser protegidos por várias medidas. Graças a isto devido à riqueza de peixes. O melhor local para a pesca são na costa ocidental diante da Grande Caimão, onde há atuns e peixes-espada, por exemplo. Aos mergulhadores são oferecidos cursos por mais de 20 escolas nas ilhas. Especialmente, na praia Seven Mile na Grande Caimão, a mais de 200 metros de distância há possibilidades paradisíacas para o mergulho. Mas as mais bonitas encontram-se na Caimão Brac, onde pode-se admirar o mundo aquático e os bancos de coral.

Religião:
Os habitantes das ilhas são cristãos e pertencem à várias igrejas.

Cidades grandes e acomodação:
George Town, West Bay, Bodden Town, East End e North Side.