Estados Unidos (US)


Os Estados Unidos da América condividem suas fronteiras, ao norte, com o Canadá; 100 km de fronteiras com a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) no Estreito de Bering, no Alasca. Ao sul, com o México; ao oeste, com o Oceano Pacífico; e ao leste, com o Oceano Atlântico. Em termos de superfície, os EUA são o terceiro maior país do mundo e pouco menores que o Canadá e possuem metade do tamanho da Rússia e são 2½ maiores que a Europa Ocidental.

À exceção do Alasca e do Havai, 48 dos 50 estados dos EUA e o Distrito de Colúmbia são contíguos e formam, com isto, o núcleo do país. Os EUA situam-se entre 24º e 48º de latitude e entre 67º e 124º de longitude, e possuem 4 zonas horárias. Os estados do Alasca e Havai e as áreas politicamente afiliadas de Porto Rico e Guam encontram-se também fora destas zonas.

População:
Os EUA são considerados um caldeirão de misturas entre diferentes povos. Os primeiros colonos nesta área, até então habitadas por «americanos nativos», foram os europeus, predominantemente espanhóis, franceses, ingleses, alemães e irlandeses. Com o passar do tempo, seguiram-se imigrantes de outras regiões da Europa: italianos e europeus do Norte e do Leste. Os cidadãos americanos de origem europeia perfazem actualmente 70% da população dos EUA. Desde o século XIX, os imigrantes asiáticos, por exemplo, da China, Japão, Coreia e Filipinas concentram-se primordialmente na costa oeste dos EUA. Contudo, este contingente é relativamente pequeno (cerca de 4% da população). Os afro-americanos, descendentes de escravos africanos, constituem 13% da população. Estes últimos tendem a viver no Sul dos EUA ou nos estados fortemente industrializados ao norte, por exemplo, em Detroit.

Idioma:
O idioma mais importante no país é o inglês. Contudo, há diversas línguas em determinadas regiões: no sudoeste e na Flórida, o espanhol; na Luisiana, o francês; e na Pensilvânia, o alemão. Além destas línguas, existem ainda as línguas dos «americanos nativos» e aquelas de imigrantes da Europa de Leste. Cerca de 22 milhões de pessoas no país não falam o inglês.

Os EUA não possuem uma língua oficial, mas todos os documentos oficiais são redigidos em inglês.

Geografia:
O relevo dos EUA apresenta-se muito variado. Na costa atlântica, há muitas florestas e cadeias montanhosas. A região peninsular da Flórida é caracterizada por mangues; e nas regiões do Mississippi e Missouri, há um sistema fluvial complexo. Na área central há vastas planícies com montanhas, tais como as Montanhas Rochosas e os Apalaches. Existem também regiões quentes e secas no sudoeste; climas temperados com florestas tropicais no noroeste; e várias regiões montanhosas na costa do Pacífico. Muito impressionante é, contudo, a tundra árctica no Alasca e o arquipélago do Havai, no Oceano Pacífico, com o vulcão Mauna Kea, com 4.205 metros.

Clima e melhor época para visitar:
O clima predominante em grande parte do país é quente e ameno. Dentro das estações do ano respectivas, conta-se com consideráveis diferenças de temperatura, face às grandes dimensões do país. O país possui cerca de seis zonas climáticas. A zona mais fria é o Alasca, a zona da tundra com congelamento constante, verões curtos e longos invernos. Consideravelmente quente é o clima tropical do Estado do Havai.

Passaporte/Visto
Exige-se, em geral, visto e passaporte com validade mínima de 6 meses ao início da viagem, à excessão de participantes do programa de isenção de visto (VWP), válido apenas para viagens a turismo e de negócios.

Turismo doméstico e internacional
São oferecidas várias e frequentes ligações aéreas entre a Europa e os Estados Unidos a partir dos aeroportos norte-americanos e europeus mais importantes. Entre os mais importantes nos Estados Unidos estão: Atlanta, Chicago, Los Angeles, Dallas/Forth Worth, San Francisco, Denver, Las Vegas, Minneapolis-St Paul, Phoenix e Detroit.

Saúde
O sistema de saúde é muito bom, em geral. Tratamentos sem o comprovante de um plano de saúde são recusados com frequência. Apenas emergências são tratadas sem pagamento prévio. Portanto, é importante celebrar um contrato viagem-doença de pelo menos 500.000 USS.

Religião
Não há registro sobre o status religioso dos habitantes. Segundo uma pesquisa da City University de Nova Iorque em 2001, cerca de 52 % da população é protestante; 24,5% católico-romano; 5,4 % ateus explícitos ou agnósticos. E outras confissões: judeus 1,4 %, muçulmanos 0,5 %, budistas 0,5 %, hindus 0,4 %, adventistas e testemunhas de jeová.

Cidades principais
Washington, Nova Iorque, Chicago, Dallas, Houston, Los Angeles, Filadélfia, Phoenix, San Antonio e San Diego.

Os voos regulares e baratos preferidos de e para Estados Unidos / US

2 Voos semanais Com TACV Cabo Verde Airlines





3 Voos semanais Com Air Canada, TAP Portugal, United Airlines, US Airways

26 Voos semanais Com Delta Air Lines, LAN Airlines, American Airlines, Cathay Pacific Airways, TAM Linhas Aéreas, Japan Airlines





2 Voos semanais Com TACV Cabo Verde Airlines

26 Voos semanais Com LAN Airlines, Japan Airlines, Cathay Pacific Airways, American Airlines, TAM Linhas Aéreas

7 Voos semanais Com Alitalia Linee Aeree Italiane, Olympic Air, Delta Air Lines, KLM

7 Voos semanais Com United Airlines, US Airways, TAM Linhas Aéreas